Na abertura da Robótica 2017, pesquisadores e gestores destacam o papel da C&T  – Instituto Federal do Paraná

Na abertura da Robótica 2017, pesquisadores e gestores destacam o papel da C&T

As atividades da Robótica 2017 tiveram início nesta quarta-feira (08). Na solenidade de abertura, representantes das instituições que promovem e apoiam o evento falaram sobre o papel da C&T.
A maioria dos discursos destacaram a necessidade de manutenção e fortalecimento de políticas – especialmente no que diz respeito ao setor público – voltadas à promoção da Ciência, Tecnologia e também da Inovação.

O professor Odacir Antonio Zanatta, reitor pro tempore do IFPR, uma das instituições promotoras do Robótica, destacou a necessidade de aproximação e união entre instituições de ensino e setor produtivo. “O Instituto se coloca em uma condição progressista, de buscar, especialmente, a pesquisa aplicada; nesse sentido, queremos trabalhar, gerar tecnologia, gerar progresso, para que, assim, possamos ajudar a sociedade a ser alavancada”, disse.

Anfitrião da Robótica 2017, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, também falou na necessidade de cooperação. “Um evento como este fortalece instituições como as nossas, mas nós precisamos cooperar, trabalhar mais, andar juntos, porque o país precisa de união”, disse.

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, defendeu o estabelecimento de um pacto pela Ciência e Tecnologia. Segundo ele, cortes no financiamento das instituições de ensino já começam a prejudicar a formação das novas gerações de cientistas, o andamento de projetos de pesquisa e, de forma imediata, também o setor produtivo. “Não há um salto econômico possível, em qualquer país do mundo, sem um forte fomento em Ciência e Tecnologia”, disse. “Do ponto de vista das Ciências Básicas, esse é um financiamento que majoritariamente precisa vir do setor público”, afirmou.

“Se está na hora de fazermos um pacto de solidariedade, este pacto já começou neste evento e está demonstrado na união de forças entre as três instituições federais de ensino que estão em Curitiba (IFPR, UFPR e UTFPR) e o setor produtivo”, disse o professor Douglas Renaux, que, na solenidade, representou a Reitoria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “Um evento deste tamanho só se consegue fazer com eficiência, ainda mais numa situação econômica como a atual; então, é juntando forças que a gente vai conseguir ir pra frente”, completou.

Segundo o professor João Fabro (UTFPR), coordenador geral do evento, participam da Robótica 2017 cerca de 1400 participantes registrados, que irão competir, apresentar trabalhos ou assistir a palestras internacionais. “Consideramos que este evento agrega pesquisadores e interessados em Robótica e tem um potencial muito grande de difundir e aumentar a influência brasileira, em termos tecnológicos, no mundo”, afirmou. Contando com a participação do público externo, a expectativa da organização é a de que o evento reúna cerca de 10 mil pessoas até o próximo sábado (11).

Também participaram da abertura da Robótica 2017 a secretária regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Silvia Amélia Bim, e o diretor do Campus Curitiba da UTFPR, Cezar Augusto Romano.

Eventos da Robótica 2017

Integram a Robótica 2017 os seguintes eventos:

• XIV LARS – Latin American Robotics Symposium (together with the SBR – Brazilian Robotics Symposium – Simpósio Brasileiro de Robótica);
  • XVI LARC – Latin American Robotics Competition (together with the CBR – Brazilian Robotics Competition – Competição Brasileira de Robótica, and with the IEEE – Robotic Competitions);
  • XI OBR – Brazillian Robotics Olympiad (Olimpíada Brasileira de Robótica);
  • VII MNR – National Robotics Show ( Mostra Nacional de Robótica);
  • VII SBESC – Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering (Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais);
  • XIII WRE – Workshop of Robotics in Education (Workshop de Robótica Educacional).

Serviço

O Robótica 2017 está sendo realizado no Centro de Convenções da Fiep (Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba-PR) até o próximo sábado (11).

Os eventos são abertos ao público externo e a entrada é franca.

Mais informações estão disponíveis no site www.robotica.org.br.

Estudantes do IFPR representam o Paraná na Final Nacional da OBR