Ficiencias inicia com a presença de 47 trabalhos do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Ficiencias inicia com a presença de 47 trabalhos do IFPR

Nesta terça-feira (07), teve início a VI Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), evento internacional promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu e que reúne trabalhos do Brasil e Paraguai.

O IFPR está presente com 47 trabalhos de 13 campi e sete áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Agrárias, Engenharias e Ciências Sociais Aplicadas.

Primeira vez no evento, as alunas Natália Fernanda Gnoatto e Mahelli Suzana de Camargo Serpa, do curso de Administração integrado ao Ensino Médio do Campus Avançado Coronel Vivida, trouxeram o trabalho que já desenvolvem há dois e estão com muita expectativa: “é muito interessante ver uma região extremamente agrícola, como o sudoeste do Paraná, em uma feira assim. É um incentivo, pois sentimos que o que a gente faz é realmente valorizado e como é importante continuar nessa caminhada de pesquisa, extensão, empreendedorismo e tudo que envolve conhecimento”, declara Natália. As estudantes trouxeram o trabalho “Sementeiras biodegradáveis a partir da musa sapientum”, da área de Ciências Biológicas.

Frequente no evento, o Campus Paranavaí está presente com sete projetos, dentre eles “Obtenção de pectina a partir de resíduos cítricos para produção de hidrogéis superabsorventes e aplicação na agricultura”, das discentes Natália Montina da Silva e Vanessa Ortega, do curso de Agroindústria. Natália ganhou prêmio no ano passado, enquanto Vanessa está em sua primeira edição. “Além de apresentarmos nosso projetos, a gente aprende com os demais e outro país, é diferente ver a cultura e como influencia nos projetos diferentes”, afirma Natália.

Rafael, professor do Campus Paranaguá e que orienta três projetos nesta edição, afirma que a participação em eventos como este agrega tanto no profissional quanto no pessoal dos estudantes e os prepara para desafios ainda maiores.

A Ficiencias segue até sexta-feira (10) no Hotel Golden Park Internacional, em Foz do Iguaçu (PR).