IFPR classifica 47 trabalhos para a Ficiencias – Instituto Federal do Paraná

IFPR classifica 47 trabalhos para a Ficiencias

Com 47 trabalhos selecionados, o Instituto Federal do Paraná estará presente, de 07 a 10 de novembro, na Ficiencias, em Foz do Iguaçu. O evento terá um total de 147 projetos em sete áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciência da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Agrárias, Engenharia e Ciências Sociais Aplicadas.

Os visitantes que passarem pelo evento terão a oportunidade de conhecer os projetos “Bloom: Desenvolvimento de um Aplicativo para Auxiliar no Tratamento Psicológico de Pessoas com Depressão”, do Campus Curitiba, “CODWATER: Sistema de Automação Hidráulica”, do Campus Jacarezinho, “Saúde e tecnologia andando juntas”, do Campus União da Vitória, “Microencapsulação de probióticos para aplicação em alimentos”, do Campus Paranavaí, “Desenvolvimento de Artefatos Cimentícios com Materiais Recicláveis”, do Campus Foz do Iguaçu, dentre outros do IFPR e de outras instituições de ensino.

Os trabalhos receberão diversos tipos de premiação, como os que mais pontuarem na avaliação dos professores, premiações em dinheiro, Menção Honrosa, que avalia quesitos como Empreendedorismo, Sustentabilidade e Benefício Social; participação no Programa de Vivência Estudantil, que contempla conhecer projetos da Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu; e medalhas para os destaques nas sete áreas de conhecimento.

O IFPR tem tradição na participação na Ficiencias, recebendo premiação desde a primeira edição. Na feira do ano passado, 19 trabalhos foram premiados, e na de 2015 o Instituto levou nove prêmios, entre eles aclamação popular e três primeiros lugares. Na III edição foram sete prêmios, já na segunda e na primeira versão da feira o IFPR contou com três premiados em cada.

Sobre a Ficiencias

A Ficiencias é caracterizada como um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras contribuindo com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências, visando promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento.

A Feira acontece por meio de parcerias entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Itaipu Binacional; Secretaria de Educação do Paraná; Fundação Araucária; Unicentro; Unioeste; UEPG; UTFPR; IFPR; UEL; UEM; UFFS; e Universidad Nacional de Misiones.

O apoio fica por conta da Web Rádio Água; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia; e Governo Federal.

Veja mais informações no site do evento.

Ficiencias abre período de inscrições; prazo é até 31 de agosto