IFPR recebe comitiva da Finlândia nesta segunda-feira (25), em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

IFPR recebe comitiva da Finlândia nesta segunda-feira (25), em Curitiba

O IFPR recebe, nesta segunda-feira (25), às 17h, na Reitoria, em Curitiba, uma delegação da Finlândia. Os visitantes representam oito universidades do país nórdico que têm interesse em firmar parcerias com o IFPR. Além dos representantes das universidades finlandesas, também devem participar do encontro o embaixador da Finlândia no Brasil, Markku Virri; a chefe adjunta da Embaixada, Marja Suhonen e o coordenador de Educação e Ciência da Embaixada, Jarkko Wickström.

A Finlândia possui um dos sistemas educacionais mais respeitados do mundo. Em diversas ocasiões, o país foi o melhor avaliado em testes internacionais como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Programme for International Student Assessment – Pisa).

O país nórdico também se destaca em rankings e avaliações relacionados à inovação, qualidade de vida e sustentabilidade.

Cooperação

Durante o encontro, serão discutidos possíveis acordos entre o IFPR e as universidades finlandesas. Estão na pauta da reunião, por exemplo, a possibilidade de cooperação internacional e a formação de programas conjuntos de pós-graduação.

Intercâmbio

Docentes do IFPR já participaram de formações na Finlândia. A professora Maristella Gabardo, que leciona Espanhol no Campus Curitiba e também participará da reunião nesta segunda, estava até semana passada lá. Indicada pela University of Applied Sciences (Tamk), ela participou da 1ª fase do programa FiTT (“Finnish Train the Trainers”). Dividido em três fases, este programa, que ainda está em andamento, tem o intuito de preparar professores brasileiros para que eles atuem como multiplicadores de conhecimentos relacionados à formação docente.

Em 2014, antes de ingressar no FiTT, a professora Maristella Gabardo havia participado do Programa Professores para o Futuro II (Finlândia), promovido pelo CNPq e pela Setec-MEC.

Além dela, também por meio do Professores para o Futuro, os professores Alexandre Zaslavsky, do Câmpus Foz do Iguaçu, e Christiano Pitta, de Palmas, também viveram experiência de formação docente no país nórdico.

Universidades finlandesas

A delegação finlandesa que estará nesta segunda-feira (26) no IFPR é composta por representantes das seguintes universidades:

• Haaga-Helia University of Applied Sciences
    (Ms. Päivi Aarreniemi-Jokipelto, Haaga-Helia School of Vocational Teacher Education)
  • Häme University of Applied Sciences
    (Ms. Maaret Viskari, Manager, Global Education, School of Professional Teacher Education)
  • Jyväskylä University of Applied Sciences
    (Ms. Riikka Vanhanen, Manager, Global Education Services)
  • Seinäjoki University of Applied Sciences
    (Ms. Helli Kitinoja, Director, Development of Global Education Services)
  • Tampere University of Applied Sciences
    (Ms. Carita Prokki, Director, Global Education Services & Ms. Virpi Heinonen, Customer Relationship Manager, Global Education Services)
  • University of Eastern Finland*
    (Ms. Minna Mäkihonko, Senior Lecturer, University of Eastern Finland)
    Ms. Mari Argillander, Key Account Manager, University of Eastern Finland

University of Tampere*

University of Turku*
Ms. Anna Alasuutari, Coordinator, University of Turku

*Essas três universidades atuam em conjunto.

Participe de evento com os pesquisadores finlandeses

Na terça-feira (26), das 08h30 às 13h, no auditório da Fesp (Rua Dr. Faivre, 141, Centro, Curitiba), integrantes desta delegação ministram o seminário “Educação do século XXI: Seminário Internacional Paraná-Finlândia”.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.gentedebem.org/finland.

O evento é promovido pela Embaixada da Finlândia; pelo Consulado da Finlândia; pela Fesp e pela ONG Gente de Bem.

Haverá tradução simultânea.