Com nove medalhas de ouro, IFPR segue para os JIF Nacional – Instituto Federal do Paraná

Com nove medalhas de ouro, IFPR segue para os JIF Nacional

Os atletas do IFPR classificados em primeiro lugar nos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul) seguem agora para os Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIF), que serão realizados entre os dias 3 e 8 de outubro, na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais.

Para a etapa nacional, o IFPR conseguiu classificar três equipes e atletas em seis modalidades individuais: Handebol Masculino, Xadrez Feminino e Tênis de Mesa, nas modalidades por equipe ou em dupla; e Judô Masculino, Tênis de Mesa Feminino e Atletismo nas modalidades 3000m Feminino; Arremesso de Peso Feminino; 800m Masculino e Salto em Altura Masculino, nas individuais. A delegação será composta por 24 estudantes.

Nesta edição dos JIFSul, o IFPR conquistou ainda 13 medalhas de prata nas modalidades Atletismo 1500m Feminino; Atletismo Lançamento de Dardo Feminino; Atletismo Arremesso de Peso Feminino; Atletismo Lançamento de Disco Feminino; Atletismo 200m Feminino; Atletismo 400m Masculino; Atletismo 1500m Masculino; Atletismo Salto em Distância Masculino; Basquete Masculino; Xadrez Individual Feminino; Tênis de Mesa Individual Masculino; Tênis de Mesa Individual Feminino; Tênis de Mesa Duplas Feminino; e outras 13 medalhas de bronze nas modalidades Atletismo 1500m Feminino; Atletismo 3000m Feminino; Atletismo Lançamento de Disco Feminino; Atletismo 5000m Masculino; Atletismo Lançamento de Dardo 5000m Masculino; Atletismo Revezamento 4×400 Masculino; Handebol Feminino; Futsal Feminino; Vôlei de Praia Masculino; Atletismo Feminino; Xadrez Individual Feminino; Tênis de Mesa Individual Masculino; Tênis de Mesa Individual Feminino.

Evolução

De acordo com o chefe da delegação do IFPR, professor Emílio Rudolfo Fey Neto, houve uma evolução significativa com relação a participação da instituição nos JIFSul em comparação com anos anteriores. “Alguns fatores influenciaram positivamente para que as nossas marcas fossem melhoradas, como a definição da comissão técnica de cada modalidade; a realização de oficinas para seleção dos alunos nas equipes; os treinos com as equipes nas modalidades coletivas; o apoio da gestão para a realização das oficinas e dos jogos e a dedicação dos técnicos e estudantes durante a preparação das equipes”.

O professor cita como exemplo os times de Handebol e Basquetebol masculinos, que saíram da sexta colocação em 2016 para a 1º e 2º em 2017, respectivamente. “A maioria das modalidades melhoraram as suas colocações com relação ao ano anterior. Esperamos para o próximo ano melhorar essas marcas. O trabalho é contínuo, tem-se muito o que melhorar para a preparação das nossas equipes para o ano que vem”, afirma.

No caso do Handebol, o bom resultado é fruto de um longo trabalho, desenvolvido por meio de projetos e práticas em sala de aula nos campi da instituição. “A colocação chegou agora, mas a história do Handebol no IFPR começa lá atrás. No começo, o Handebol não tinha muita expressão, eram três ou quatro times no IFPR todo. Agora vários campi têm seus próprios times”, relata o professor Luiz Diego Marestoni, um dos treinadores da equipe de Handebol Masculino.

Assim como outras modalidades, a formação da seleção masculina de Handebol do IFPR se deu com o desenvolvimento de uma oficina especializada, que reuniu os melhores estudantes-atletas da modalidade de cada campus. Para o professor Cláudio Lísias, que também treina a equipe que foi para o JIFSul, o IFPR conseguiu formar um time forte graças ao treinamento nos campi e ao entrosamento dos estudantes atingido durante as oficinas. “Agora vamos muito confiantes em busca desse título para a Região Sul”, afirma.

Sobre os JIFSul

A edição de 2017 dos JIFSul aconteceu entre os dias 28 e 31 de agosto, na cidade de São José dos Pinhais (PR). Organizada pelo IFPR, a edição reuniu mais de 800 estudantes-atletas dos seis Institutos Federais do Sul do Brasil.

Foram 21 as modalidades disputadas nos JIFSul: Basquete masculino e feminino; Futebol masculino; Futsal masculino e feminino; Handebol masculino e feminino; Voleibol masculino e feminino; Vôlei de Praia masculino e feminino; Atletismo masculino e feminino; Xadrez masculino e feminino; Tênis de Mesa masculino e feminino; Natação masculino e feminino e Judô Masculino e Feminino.

Mais informações sobre os JIFSul e galeria de fotos podem ser encontradas no site do evento.