Processo Seletivo IFPR: entenda as diferenças entre as formas de oferta de cursos – Instituto Federal do Paraná

As inscrições para o Processo Seletivo do IFPR estão abertas até 08 de outubro. Neste período, surgem dúvidas sobre formas de oferta de cursos. Antes de se inscrever, os candidatos precisam conhecer algumas particularidades.

Cursos técnicos: o que diz o edital

No edital do Processo Seletivo IFPR 2018 os cursos técnicos possuem, basicamente, duas formas de oferta: a “integrada” e a “subsequente”.

Cursos técnicos “Integrados”

A palavra “integrado” se refere ao Ensino Médio. Assim, os cursos técnicos integrados são “integrados ao Ensino Médio”, ou seja, nessa forma de oferta, os estudantes fazem o Ensino Médio e, com a mesma matrícula, ao final do curso, também recebem certificado de curso técnico profissionalizante de nível médio.

Os cursos integrados são destinados a estudantes que já possuem a segunda etapa do Ensino Fundamental concluída.

Em outras palavras, para começar um curso técnico integrado, é preciso que o estudante já tenha terminado o 9º ano do Ensino Fundamental.

Estudantes que já tenham iniciado o Ensino Médio também podem concorrer a uma vaga. Nesses casos, após o ingresso no IFPR, é possível solicitar a equivalência de disciplinas.

Infográfico traz explicação sobre o que é um curso técnico integrado

Cursos integrados são destinados a quem está terminando o Ensino Fundamental.

Subsequentes

Na legislação específica e também nos editais e documentos do IFPR, a palavra subsequente também está relacionada ao Ensino Médio. Um curso técnico subsequente, então, pode ser cursado depois que o estudante concluiu o Ensino Médio.

Por isso, nesta forma de oferta, para se matricular é preciso que o candidato aprovado já tenha concluído o Ensino Médio.

Os cursos técnicos subsequentes proporcionam aos formandos uma habilitação profissional técnica de nível médio, ou seja, também são cursos que preparam a pessoa para o mundo do trabalho.

Infográfico traz explicação sobre o que é um curso técnico subsequente. Conteúdo é o mesmo presente no corpo texto.

Os técnicos subsequentes são voltados a estudantes que já concluíram o Ensino Médio.

Cursos superiores

No que diz respeito aos cursos superiores, no Processo Seletivo IFPR 2018 há vagas para cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia. Entenda as diferenças entre eles nos tópicos a seguir.

Bacharelado

Um bacharelado possui organização curricular voltada à formação científica e humanística. A pessoa que possui grau de bacharel está apta para atuar no campo do saber do seu respectivo curso, exercendo atividades profissionais, acadêmicas ou culturais.

Infográfico traz descrição de bacharelados. Conteúdo é o mesmo que está presente no corpo da matéria.

Bacharelados oferecem formação científica e humanística.

Licenciatura

As licenciaturas habilitam o profissional a atuar como professor na Educação Básica (nos anos finais do Ensino Fundamental) e no Ensino Médio. Ao final do curso, o estudante recebe o grau de licenciado.

Infográfico explica o que é um curso de licenciatura. Conteúdo é igual ao que está presente no corpo da matéria.

Licenciaturas formam professores para a Educação Básica.

Tecnologia

Os cursos de tecnologia habilitam o diplomado a atuar em áreas profissionais específicas nas quais sejam exploradas diferentes tecnologias. Ao final do curso, o graduando recebe o grau de tecnólogo.

Infográfico apresenta informações sobre cursos de tecnologia. Informações são as mesmas que são apresentadas no corpo da matéria.

Tecnólogos atuam em áreas profissionais específicas que exploram diferentes tecnologias.

Inscrições

As inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2018 podem ser feitas a partir da página inicial do IFPR ou diretamente nos links abaixo.

Escolha o seu curso e #vemproifpr!