Primeiros mestrados do IFPR iniciam atividades neste mês de agosto – Instituto Federal do Paraná

Primeiros mestrados do IFPR iniciam atividades neste mês de agosto

Tiveram início neste mês de agosto as atividades dos três primeiros cursos de mestrado do IFPR, nos campi de Umuarama, Curitiba e Paranaguá. Os estudantes aprovados nos processos seletivos foram recebidos com aulas magnas.

A do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade do Campus Umuarama, que é ofertado de maneira associada entre IFPR e Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi realizada na primeira semana do mês. O professor convidado Sérgio Almeida Pacca, da Universidade de São Paulo (USP), proferiu uma palestra sobre energia e sustentabilidade.

Em Curitiba, no dia 8 de agosto, foi realizada a aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept), que é ofertado em rede com outras instituições da Rede Federal. Foi ministrada uma palestra sobre a pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica, ministrada pela professora convidada Lucilia Regina de Souza Machado (UFMG/UNA).

Na mesma semana, na segunda-feira (7), também foi realizada a primeira aula do mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) do Campus Paranaguá, ocasião em que os alunos foram recepcionados. No dia 13 de setembro, será realizada, no auditório do Campus a aula inaugural do curso, que será ministrada pelo professor Domingos Leite Lima Filho, da UTFPR, que irá falar sobre aspectos teórico-metodológicos da pesquisa no campo CTS. Inscrições podem ser realizadas neste formulário.

Os três cursos são os primeiros mestrados do IFPR a entrarem em funcionamento.