Prazo de inscrições para o Encceja Nacional termina nesta sexta (18) – Instituto Federal do Paraná

Prazo de inscrições para o Encceja Nacional termina nesta sexta (18)

Termina nesta sexta-feira (18) o prazo de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A partir deste ano, o Encceja volta a ser utilizado para a certificação do Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas na página do Inep.

O IFPR, assim como outros institutos federais de educação, ciência e tecnologia, continuará atuando como instituição certificadora do Ensino Médio. Entretanto, a partir de 2017, os jovens que não concluíram regularmente o Ensino Médio e que pretendam solicitar a certificação deverão fazer as provas do Encceja e não as do Enem, como ocorreu de 2009 a 2016.

Para solicitar a certificação do Ensino Médio o candidato precisa ter 18 anos completos e atingir a pontuação mínima exigida.

Além de possibilitar a certificação do Ensino Médio, o Encceja tem outras utilizações. Ele pode, por exemplo, ser usado para que candidatos maiores de 15 anos solicitem a certificação do Ensino Fundamental. No caso específico de candidatos que não possuam nenhum dos dois diplomas, dependendo da nota obtida, é possível solicitar os certificados tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio.

No momento da inscrição, os candidatos precisam indicar em qual instituição pretendem solicitar a certificação. O IFPR não emite certificados do Ensino Fundamental, pois não possui cursos neste nível de ensino. As pessoas que pretendem solicitar a certificação do Fundamental precisam indicar a Secretaria de Estado da Educação, que também firmou termo de adesão ao Encceja.

Notas anteriores do Enem

Quem fez as provas do Enem de 2009 a 2016, atingindo a pontuação mínima exigida, e ainda não solicitou a certificação do Ensino Médio ainda, pode fazê-lo. Para isso, o candidato deve ir até o campus do IFPR que indicou no momento da inscrição ou enviar a documentação necessária pelos Correios. As orientações sobre este processo estão disponíveis na área de Certificação Enem, na página do IFPR.