Aberto o prazo para envio de propostas ao Programa de Apoio à Aquisição de Equipamentos – Instituto Federal do Paraná

Encontra-se aberto, até 7 de agosto, o prazo de envio de propostas para obtenção de recursos financeiros referentes à manutenção e implementação de laboratórios e equipamentos de uso conjunto, voltados à Extensão, Pesquisa, Inovação, Cultura e Arte no IFPR.

O Programa Institucional de Apoio à Aquisição de Equipamentos para Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação e Pós-Graduação (Proeq) visa o suprimento da necessidade de equipamentos caracterizados por terem utilidade para um conjunto de pesquisadores e extensionistas, em todas as áreas do conhecimento.O Programa destina-se a apoiar iniciativas oriundas de projetos que também possam ser associados, incentivando a cooperação entre os campi do Instituto Federal do Paraná.

Segundo o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Marcelo Estevam, o Proeq é de grande importância para o IFPR. “Estávamos viabilizando este edital e aguardávamos disponibilidade financeira. Com a criação e normatização, em 2017, do CEP, Ceua e NIT, tivemos nossos primeiros pedidos de depósito de patentes e registro de software, e o Proeq vem para fortalecer essas ações”, afirma o Estevam.

O valor global da ação é de R$ 150.000,00. O edital é composto por três linhas, sendo que a Linha 1 financiará uma ou mais propostas de pesquisa, a Linha 2 financiará uma ou mais propostas de extensão, e a Linha 3 financiará uma ou mais propostas na área de cultura.

Cada campus poderá concorrer com apenas uma proposta em cada linha, que deverá ser inscrita por seu respectivo coordenador. No ato da inscrição, deverão ser indicados os nomes de um coordenador e de um vice-coordenador, que sejam docentes ou técnicos administrativos do quadro efetivo do IFPR, os quais responderão pelas características técnicas e científicas das propostas.

As propostas podem ser enviadas até 7 de agosto e serão avaliadas considerando seu mérito científico, tecnológico e extensionista, garantia de envolvimento de estudantes, além da viabilidade de execução técnica, administrativa e financeira. Elas podem apresentar projetos associados, ou seja, envolvendo mais de um campus.

Mais Informações

Os interessados devem ler atentamente o edital e enviar as propostas dentro do prazo estabelecido. Todos os anexos e demais informações são encontrados na página de editais da Proepi.