IFPR lança revista dedicada à Extensão e à Cultura – Instituto Federal do Paraná

IFPR lança revista dedicada à Extensão e à Cultura

Em uma cerimônia cheia de arte, foi realizado, no dia 3 de julho, no Campus Curitiba, o lançamento da Revista Difusão, publicação eletrônica destinada à divulgação das ações de Extensão e culturais desenvolvidas pelos servidores e estudantes do IFPR.

Este é o primeiro periódico a dedicar suas páginas às temáticas na instituição. É também o primeiro a apresentar os projetos em forma de relatos de experiência. “Nosso objetivo é divulgar as ações de extensão e culturais produzidas nos campi do IFPR no âmbito interno, promovendo maior visibilidade junto ao nosso público e a integração entre os diferentes projetos e seus promotores”, afirma a Diretora de Extensão, Inclusão e Cultura do IFPR, Joyce Muzi.

O lançamento da Revista contou com a presença do Reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, e do Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Marcelo Estevam. Durante a abertura, o Reitor do IFPR admitiu ser um apaixonado pela Extensão e reiterou o compromisso da gestão em promover as ações na área em todos os campi. “Queremos que os professores do IFPR valorizem cada vez mais o tempo dedicado à extensão e estamos estudando a possibilidade de promover um edital para que os servidores técnico-administrativos também tenham a possibilidade de oferecer essas atividades para a comunidade. As ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação devem caminhar juntas”, afirma.

A professora Liliana de Mendonça Porto, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Paraná, foi convidada para falar aos presentes. A palestrante tratou das temáticas centrais da revista, a Cultura e a Extensão, lembrando do caráter inclusivo que esta última possui e das possibilidades que os programas de extensão proporcionam à academia de encontro com o outro. “Sair dos muros da escola é lembrar que o mundo existe, e que esse mundo possui conhecimentos diferentes daqueles que são produzidos no ambiente acadêmico e que o desafiam”, afirmou.

A abertura também foi permeada por apresentações artísticas de música e dança, com apresentação de músicos do quarteto de cordas do IFPR e performances de dança com a bailarina Larissa Cachel, do Núcleo Independente de Dança, que apresentou a coreografia Geni, de Leandro D’ávila; e uma apresentação de tango, executada pelo servidor Ed Carlos Silva, do Campus Curitiba, e Cristina Sarturi. O servidor coordena o projeto de extensão DancIF, em que ensina diferentes modalidades de dança à comunidade interna e externa do Campus Curitiba.

A primeira edição

A primeira edição da revista traz 20 relatos de experiência de projetos de Extensão nas áreas temáticas da Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente e Trabalho. Dentre os relatos, há também textos que tratam das ações de Ensino e de Inovação no IFPR.

A revista traz também uma entrevista com o artista plástico Claudy Ribeiro, cuja obra recebe destaque na capa do periódico. A obra do artista de Pinhais (PR) está exposta na biblioteca do campus do IFPR no município.

A organização da revista foi de responsabilidade de servidores da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, e a previsão é que ela tenha dois números por ano. A segunda edição de 2017 será publicada em dezembro, contendo o relatos dos trabalhos apresentados nos eventos de extensão, pesquisa e inovação do IFPR, como o VI Seminário de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Se²pin).

Outros periódicos

O IFPR possui outras revistas, sendo quatro delas de cunho acadêmico. Conheça mais.