Ficiencias abre período de inscrições; prazo é até 31 de agosto – Instituto Federal do Paraná

Ficiencias abre período de inscrições; prazo é até 31 de agosto

O período de inscrições para a VI Feira de Inovação das Ciências e Engenharia (Ficiencias) teve início nesta quinta-feira (1) e se estende até 31 de agosto. O evento acontecerá em Foz do Iguaçu, de 07 a 10 de novembro. As inscrições acontecem no site da feira e os finalistas serão conhecidos dia 02 de outubro.

Podem participar estudantes com projetos de pesquisa do Paraná e Santa Catarina, no Brasil, Missiones – Argentina, e do Paraguai que estejam atualmente cursando o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, o Ensino Médio ou Técnico, ou a Educação de Jovens e Adultos em níveis equivalentes. Os alunos podem participar individualmente ou em grupos de, no máximo, três alunos por projeto. Todos os trabalhos devem ter um orientador com mais de 18 anos de idade, que poderá ser um professor da escola e, opcionalmente, o grupo poderá incluir um coorientador. Saiba mais no site.

O IFPR tem tradição na participação na Ficiencias, recebendo premiação desde a primeira edição. Na feira do ano passado, 19 trabalhos foram premiados, e na de 2015 o Instituto levou nove prêmios, entre eles aclamação popular e três primeiros lugares. Na III edição foram sete prêmios, já na segunda e na primeira versão da feira o IFPR contou com três premiados em cada.

Sobre a Ficiencias
A Feira de Inovação das Ciências e Engenharias é internacional e um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. Visa, ainda, promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento e premiar os melhores trabalhos de pesquisas. É também um local de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores.

Trabalhos do IFPR são premiados na V Ficiencias (18/11/2016)
Campi do IFPR participam da V Ficiencias (09/11/2016)
Alunos do IFPR comemoram resultado na IV Ficiencias e demonstram a importância da iniciação científica (13/11/2015)
Com participação recorde, IFPR se destaca na IV Ficiencias com projetos diversificados (11/11/2015)