Sistemas essenciais ao funcionamento do IFPR serão modernizados – Instituto Federal do Paraná

Sistemas essenciais ao funcionamento do IFPR serão modernizados

Os sistemas Sipac, Sigaa e SigRH, que garantem o funcionamento do Instituto Federal do Paraná nas esferas acadêmicas e administrativas, estão em processo de reimplantação para uma versão mais atualizada. O Prossiga – Projeto Sistema SIG Atualizado – é uma ação da Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação do IFPR em parceria com todos os servidores.

Embora seja o mesmo sistema em uma versão mais atualizada, o Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação do IFPR, Márlon de Oliveira Vaz, considera que são sistemas novos: “para nós é uma reimplantação e não uma atualização, pois a base de dados terá que ser completamente refeita”, esclarece.

O Diretor afirma que, nesta reimplantação, novos módulos serão ativados, ampliando a gama de produtos disponíveis no sistema.

O programa começou internamente em fevereiro e se estenderá até janeiro de 2019. “É importante esclarecer que estamos seguindo um cronograma de implantação baseado nas dependências fornecidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, proponente do sistema, respeitando a hierarquia de informação”, lembra Douglas Eduardo da Silva, Coordenador de Planejamento de Projetos em T.I. da Dtic. A primeira fase que impactará os servidores é a atualização do SigRH. “Precisamos da ajuda e compreensão de toda comunidade acadêmica para que esse programa seja efetivado com sucesso”, afirma o Coordenador.

Processo com a Progepe é iniciado
Em março, foi assinado, junto à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, o Termo de Abertura do Projeto para os módulos “Integração Siape” e “Leitura de arquivos Siape”, do sistema SigRH. No mesmo mês, aconteceu uma apresentação global aos servidores da pró-reitoria sobre o sistema, explicando sua funcionalidade e importância desta implantação. Na ocasião, Paulo Yamamoto, substituto do Reitor Pro Tempore, afirmou que, além de uma necessidade técnica, a mudança atende à legislação atual.

Nos próximos meses, a Progepe estará focada em atualizar as informações do organograma no Siape, para então dar continuidade aos outros sistemas.

Quer saber mais sobre a implantação desta nova versão do sistema? Acesse o perguntas e respostas sobre o Prossiga.

E para mais informações, entre em contato pelo prossiga@ifpr.edu.br.