IFPR marca presença na Febrace 2017 – Instituto Federal do Paraná

IFPR marca presença na Febrace 2017

Estudantes e professores do IFPR estiveram na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada entre os dias 21 e 23 de março, em São Paulo. A feira é uma mostra nacional de trabalhos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica e busca estimular a produção acadêmica de jovens cientistas.A mostra é realizada anualmente na Universidade de São Paulo (USP).

Estudantes dos campi de Assis Chateaubriand, Jacarezinho e Paranavaí participaram da feira. Dos três trabalhos apresentados, dois foram selecionados previamente em outros eventos acadêmicos afiliados à Febrace.

Indicados e premiados

O projeto “Caixa de areia interativa como ferramenta de ensino”, desenvolvido pelos estudantes Carla Lorena Bueno, Ítalo Rodrigues dos Santos e Wesley Gustavo Cerqueira, sob orientação dos professores Luís Henrique Manosso Von Mecheln e Renato Lada Guerreiro, participou da Febrace como projeto indicado pelos avaliadores do V Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação (Se²pin), do IFPR. No V Se2pin, realizado em outubro de 2016 na cidade de Cascavel (PR), o trabalho dos estudantes de Assis Chateaubriand também foi um dos 21 premiados, na categoria IFTech.

O trabalho “Iogurte de arroz orgânico: aproveitamento de subproduto da indústria arrozeira”, apresentado pelos estudantes Eloisa Oliveira Benedetti, Bianca Pazinato e Eduardo de Abreu Drojinski, sob orientação dos professores Tatiana Colombo Pimentel e Suellen Jensen Klososki, do Campus Paranavaí, passou primeiro pela Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiências), realizada em novembro de 2016 pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. Dali, foi indicado pelos avaliadores para ser apresentado na Febrace.

No Campus Jacarezinho foi desenvolvido o trabalho “Desenvolvimento de barra de cereais para celíacos e intolerantes a lactose através do uso de farinhas de resíduo de laranja pêra e pleurotus ostreatus com o auxílio de modelagem matemática”, apresentado pela estudantes Diovana Magalhães de Toledo Pimenta, sob orientação dos professores Fabíola Dorneles Inácio e Juliano Aparecido Vérri. O trabalho foi premiado na categoria “Most Challenging, original, thorough and Creative Investigation of a Problem Involving Mathematics, oferecido por MU Alpha Theta”, da Febrace.

Outro trabalho aprovado foi o “Levantamento de impactos antrópicos em tainhas (mugil platanus) no complexo estuarino lagunar de Cananéia (SP), de autoria do estudante Thiago Poss Moreira, do Campus Curitiba, sob orientação dos professores Gislaine de Fátima Filla e Daniel Bussolaro. O trabalho, no entanto, não foi apresentado durante a mostra.

Professor de Paranaguá participa como avaliador

Além dos alunos e professores envolvidos com os trabalhos apresentados, o professor Rafael Kawano, do Campus Paranaguá, participou como avaliador da Febrace. O professor já havia participado, como orientador de projeto, na edição anterior. Neste ano, foi convidado a avaliar os trabalhos desenvolvidos e apresentados por estudantes de todo o país.

“Ninguém volta o mesmo depois de passar pela Febrace. Esta experiência como avaliador vai ajudar muito na orientação dos meus alunos nos projetos de inovação que coordeno, aumentando inclusive as chances destes alunos terem projetos selecionados e premiados nas próximas edições desta e de outras feiras. Além disso, esta experiência me permite contribuir ainda mais com a organização de eventos similares na nossa instituição”, afirma Kawano.

Página da Febrace

21/12/2015 – Três trabalhos do IFPR estarão na Febrace em 2016