IFPR é uma das instituições signatárias de pacto universitário – Instituto Federal do Paraná

IFPR é uma das instituições signatárias de pacto universitário

O IFPR é uma das instituições paranaenses signatárias do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos. Trata-se de uma iniciativa conjunta do MEC e do Ministério dos Direitos Humanos para a construção de uma cultura da paz e do respeito à diversidade em instituições de ensino superior, contando com a parceria de diversas entidades apoiadoras. O Paraná foi o primeiro estado a formalizar o pacto, que teve adesão de todas as instituições públicas de ensino superior. No total, são 44 as entidades comprometidas com a iniciativa.

O Reitor Pro Tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, e a Diretora de Extensão, Inclusão e Cultura, Joyce Correia Muzi, participaram da sessão solene de lançamento do programa no estado, realizada no dia 16 de março, no Plenário da Assembléia Legislativa do Paraná.

“É com muita alegria que participamos desse momento histórico em que o Paraná se torna pioneiro, como estado com o maior número de instituições que assinaram o Pacto. Assumir esse compromisso de lutar pela promoção do respeito aos direitos humanos é se comprometer cada vez mais com a vida de nossos alunos e alunas, servidores e servidoras”, afirma Joyce.

O lançamento foi promovido pelas Comissões de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de Direitos Humanos e da Cidadania, de Educação, de Defesa dos Direitos da Juventude e de Cultura e do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz – ConPAZ da Assembleia Legislativa do Paraná.

Direitos Humanos no IFPR

Atualmente, o IFPR possui um Programa Institucional de Direitos Humanos (Pidh), que concentra as ações de promoção dos Direitos Humanos no Instituto e concede bolsas a estudantes e professores para o desenvolvimento de projetos na área. De acordo com a Diretora, a assinatura do pacto vai fortalecer o programa e estimular novas iniciativas na instituição.

“A primeira etapa importante a partir da adesão vai ser o lançamento de uma chamada pública para montarmos o comitê gestor, cujo objetivo será delinear nosso trabalho, seja de pesquisa, ensino, extensão, inovação e inclusão para promover a cultura de paz e o respeito integral aos direitos humanos. Pretendemos que esse comitê tenha representantes de todos os campi, para que possamos da melhor forma socializar boas práticas e estimular ainda mais ações”, explica Joyce.

Histórico

Em 21 de dezembro de 2016 o IFPR aderiu ao Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos. Este é um acordo de cooperação assinado por diversas instituições de ensino superior e pelos Ministério da Justiça e Cidadania (MJC), Ministério da Educação (MEC) e Secretaria Especial de Direitos Humanos (Sedh).

O Pacto visa à promoção da educação em direitos humanos no ensino superior. Podem participar do Pacto as IES, compreendendo as faculdades, institutos, centros universitários e universidades públicas, privadas e comunitárias, bem como as Entidades Apoiadoras, compreendendo as entidades ou associações de educação superior, organizações da sociedade civil, entidades da Administração Pública federal, estadual, distrital ou municipal, fundações ou empresas nacionais e internacionais que intencionem exercer atividades de apoio às iniciativas do Pacto.

O objetivo principal do Pacto é promover iniciativas de respeito à diversidade e ao enfrentamento do preconceito, da discriminação e da violência no ambiente universitário, por meio do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e de proteção e promoção dos direitos humanos nas Instituições de Ensino Superior.

Portal do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos

Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos é lançado na Assembleia Legislativa do Paraná

Álbum de fotografias da solenidade de lançamento