Relativamente novos, cursos superiores do IFPR são bem avaliados pelo MEC – Instituto Federal do Paraná

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Relativamente novos, cursos superiores do IFPR são bem avaliados pelo MEC

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Os cursos superiores do IFPR têm recebido boas notas nas avaliações realizadas pelo Inep. Dos 22 cursos que já foram avaliados in loco, 17 receberam nota 4 no conceito de curso (CC) e quatro receberam nota 3, avaliações que atendem aos critérios de qualidade preconizados pelo MEC.

Todos os resultados estão disponíveis para consulta pública no cadastro e-MEC de instituições e cursos de Educação Superior.

Atualmente, o IFPR possui 39 cursos superiores, boa parte deles no Campus Palmas, que tem 14. A data de fundação da maioria dos cursos do Instituto é recente. Por exemplo, somente no ano de 2014 foram criados dez novos cursos. Também há os que receberam os primeiros alunos em 2015 e 2016.

A maioria dos cursos tem recebido nota 4 no que diz respeito ao CC, índice que utiliza uma escala que vai de 1 a 5. De acordo com o MEC, cursos que recebem notas 3 ou 4 atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem. Cursos com conceito 5 são considerados referência em sua área de atuação. Já para os que são atribuídas notas 1 ou 2 são indicadas adequações para que sejam efetuadas melhorias.

Índices de avaliação
O conceito de curso é atribuído por uma comissão de avaliadores que analisa, in loco, diversos aspectos relacionados à qualidade dos cursos superiores, como infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos, corpo docente, entre outros.

Para além do CC, a avaliação de um curso superior no Brasil, prevista pela Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ainda utiliza o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)  e o Conceito Preliminar de Curso (CPC).

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas. Da mesma forma que o CC, o Enade também fornece como resultado uma média que vai de 1 a 5. Dos 16 cursos do IFPR que já possuem conceito no Enade (cujos estudantes já foram avaliados), a maioria deles (11) atingiu as notas 3 ou 4.

O CPC, que também é calculado por unidade de observação e divulgado anualmente, utiliza as médias do Enade do ano anterior e também o resultado do conceito de curso (CC). Este índice também é apresentado por meio de uma escala que vai de 1 a 5. Dos onze cursos superiores do IFPR que já possuem CPC a maioria (nove) recebeu nota 4 ou 3.

Próximos cursos a serem avaliados
De acordo com a diretora de Informações Institucionais da Proplan e Pesquisadora Institucional (PI) do IFPR, Aline Sehnem, nas próximas semanas quatro cursos do IFPR devem receber a presença de avaliadores do MEC, que, na sequência, devem publicizar no e-MEC os respectivos conceitos de curso. Três desses cursos são de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – dos campi Assis Chateaubriand, Irati e Telêmaco Borba. O quarto é o de Tecnologia em Automação Industrial, também de Telêmaco Borba.

Lições
Para o diretor de Ensino Superior da Proens, Paulo César Medeiros, institucionalmente, a vivência dos processos de avaliação tem gerado resultados importantes para o IFPR, que se traduzem no aperfeiçoamento do planejamento e nos fluxos e processos e trabalho, tanto na Reitoria quanto nos campi. “Uma análise geral que fazemos e também os relatórios que foram elaborados pelos avaliadores indicam que estamos bem, mas que podemos melhorar em algumas questões, como nos aspectos relacionados à comunicação com a sociedade; na participação coletiva; no que diz respeito às ações afirmativas, entre outros pontos”, comenta. “De qualquer forma, o que fica de aprendizagem é que, enquanto instituição, precisamos qualificar os nossos processos de gerenciamento dos cursos superiores, qualificar professores, gestores e equipes internas; qualificar espaços físicos; enfim, qualificar é a palavra-chave, pois a partir do momento em que se compreende o instrumento pelo qual se estrutura a avaliação, possibilita-se uma melhor organização e participação nesses processos”, analisa.

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