Colégio de Dirigentes do IFPR se reúne em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Colégio de Dirigentes do IFPR se reúne em Curitiba

Nesta terça-feira (14), os gestores do Instituto Federal do Paraná estiveram presentes na reunião do Colégio de Dirigentes do IFPR, que aconteceu no auditório do Campus Curitiba das 09h às 18h. O Codir é um conselho consultivo previsto na Lei de Criação dos Institutos (Lei nº 11.892).

O encontro começou com informes gerais, entre eles a troca de Diretor do Campus Pitanga – quem assume é Vicente Estevam Sandeski – a estrutura física da Reitoria e as decisões do último Conif, no qual o Reitor Pro Tempore, Odacir Antonio Zanatta, esteve presente em Brasília.

Os Pró-Reitores e Diretores Sistêmicos do Instituto tiveram espaço na pauta para abordar questões sobre suas áreas.

Paulo Yamamoto, Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, falou sobre o relatório de gestão 2016 e abordou algumas questões sobre o planejamento para 2017, solicitando auxílio dos diretores para otimizar os gastos dos campi e iniciar projetos exigidos legalmente. Também esteve presente na reunião o presidente da Comissão Própria de Avaliação, que relatou os números da pesquisa do ano passado, afirmando que, do ponto de vista quantitativo, foi um sucesso: quase mil alunos a mais que ano passado e crescimento dos docentes e técnicos de quase 50%.

A Pró-Reitoria de Ensino abordou a questão do Processo Seletivo deste ano e contou com a presença de convidados para falar sobre o currículo integrado e projetos pedagógicos, para tratar dos cursos em atividade do Proeja e para apresentar uma carta sobre a importância das bibliotecas.

Além disso, aconteceu a entrega de notebooks para inclusão digital de alunos com necessidades educacionais específicas a todos os campi. A ação faz parte da política institucional do IFPR de acessibilidade, intermediada pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne/Proens).

A Pró-Reitoria de Administração, na figura do Pró-Reitor substituto, José Balbino, falou sobre as obras previstas nos campi e a questão orçamentária. Também foi apresentada uma proposta de estudo sobre regionalização do serviço de engenharia, bem aceita na reunião e que deverá ser desenvolvida em breve.

Eliane Mesquita colocou sobre a contratação de professores substitutos, sobre o edital de afastamentos para capacitação e sobre o concurso em andamento: a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas lembrou que a segunda fase é organizada pelos servidores do IFPR e será toda realizada em Curitiba no mês de maio.

Marcelo Estevam, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, apresentou diversos informes, entre eles o edital de apoio à participação em eventos e de publicação de artigos, a chamada de implantação dos membros do Comitê de Ética em Pesquisa, a resolução da Pós-Graduação Lato Sensu, entre outros.

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação também esteve na pauta abordando a instalação do storage e o início da implantação do Sistema Sig, bem como seu cronograma.

A Diretoria de Educação a Distância concluiu a reunião com a fala de Marcos Barbosa sobre a implantação dos estúdios nos campi e a criação das diretrizes da EaD no IFPR.

De 15 a 17 de março, os diretores do IFPR participam da capacitação “Gestão de Pessoas na Administração Pública”, que é realizada na Escola de Administração Fazendária (Esaf).