Processo Seletivo IFPR 2017: 2ª Chamada Complementar está disponível para consulta – Instituto Federal do Paraná

Foi publicada nesta sexta-feira (10), na página da Funtef, a 2ª Chamada Complementar do Processo Seletivo 2017. Os aprovados nesta etapa devem realizar a matrícula nos dias 13 e 14 de fevereiro, presencialmente, nos campi do IFPR. Toda a documentação necessária para a realização da matrícula está disponível nos editais 019/2016 (cursos técnicos) e 020/2016 (superiores). Os horários de atendimento nos campi estão disponíveis no site da Funtef.

A 2ª Chamada Complementar convoca os candidatos classificados para os cursos técnicos e superiores a ocuparem as vagas que não foram preenchidas após a matrícula dos aprovados no resultado final e na 1ª Chamada Complementar. Após a realização das matrículas da segunda chamada complementar, no dia 17 de fevereiro, será publicada a terceira chamada. A 4ª Chamada Complementar será publicada no dia 24 de fevereiro.

Vagas remanescentes vão a sorteio público

No caso dos cursos que não possuem mais candidatos classificados no Processo Seletivo 2017, mas que ainda tem vagas a serem preenchidas, os campi do IFPR realizam sorteios públicos abertos à comunidade. As datas e cursos disponíveis são divulgadas no site da Funfet e na página dos campi. Alguns sorteios já estão acontecendo, veja aqui.

Processo Seletivo envolve a dedicação de servidores dos campi e da Reitoria

A 2ª Chamada Complementar é a última nominal, na qual são chamados os estudantes classificados dentro do número das vagas que ainda estão disponíveis em um determinado curso, respeitando-se o sistema de cotas proposto pelos editais que regem o processo de seleção. A 3ª Chamada Complementar é uma chamada oral entre todos os candidatos classificados, levando-se em conta a posição na classificação geral, e a quarta se dá através de sorteio público aberto à comunidade, e marcam o fim do Processo Seletivo 2017, que ofereceu 5.161 vagas em cursos técnicos e superiores no Paraná.

Foram 14.328 os inscritos, que realizaram provas em 24 municípios paranaenses. A concorrência média, levando em conta os candidatos que foram realizar a prova, foi de 2,4 candidatos para cada vaga disponível. O curso superior mais concorrido foi o Bacharelado em Direito, oferecido pelo Campus Palmas, com 13,5 candidatos por vaga. Dentre os cursos técnicos, o que teve maior número interessados em ocupar uma das vagas foi o curso de Processos Fotográficos, na forma de oferta Integrado ao Ensino Médio, oferecido pelo Campus Curitiba, com 9,6 candidatos por vaga.

Entre a contratação da empresa responsável por viabilizar a realização do Processo Seletivo, elaboração dos editais e sua publicação, abertura do período de inscrições, aplicação das provas, divulgação dos resultados e matrículas dos aprovados, passaram-se meses. Grande número de servidores, na Reitoria e nos campi, envolvem-se para o bom andamento de todas as etapas. O Reitor Pro Tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, destaca a importância do trabalho em equipe. “O Processo Seletivo do IFPR é um dos momentos mais importantes para nós, porque o Ensino é a nossa atividade-fim. Então, eu quero dar um agradecimento especial a todos os servidores que se envolveram e se dedicaram, inclusive agora, fazendo a recepção dos novos estudantes; este momento é o coroamento de todo processo”.