IFPR disponibiliza sete revistas para estudos e submissão de artigos – Instituto Federal do Paraná

Notícias

IFPR disponibiliza sete revistas para estudos e submissão de artigos

Publicado em

Copiado!

O Instituto Federal do Paraná disponibiliza, por meio de sete revistas, diversos conteúdos frutos de pesquisas. Abordando variados assuntos em diferentes áreas, a “Revista Mundi” e suas quatro versões, “Ciência é minha praia”, “Interlogos” e “Revista IF-Sophia” são periódicos do IFPR que visam divulgar pesquisa, extensão, ensino e inovação. As produções recebem artigos de forma permanente, mas também contam com chamadas específicas, com a Mundi aberta até dia 15 de fevereiro e a Revista IF-Sophia até 03 de abril.

“Verificamos a importância de prestar o mesmo suporte para as sete revistas, de campi diferentes, mostrando nossa diversidade e a necessidade de estudarmos a implantação de um comitê editorial e uma revista institucional”, comenta o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Marcelo Estevam.

A Revista Mundi tem por objetivo promover a divulgação de estudos de impacto que privilegiem abordagens interdisciplinares. Com esse intuito, foram criados quatro periódicos (o segundo número já está no ar) englobando as quatro câmaras da Capes da área interdisciplinar: Engenharia, Tecnologia e Gestão; Meio Ambiente e Agrárias; Saúde e Biológicas; e Sociais e Humanidades.

A Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão abrange as áreas de diversas engenharias, também havendo a possibilidade de interface com estudos de outras áreas, em especial as Ciências Sociais Aplicadas no que se refere à gestão, e as Ciências Exatas e da Terra e a área de Saúde no que se refere a aplicações e desenvolvimentos tecnológicos.

A Revista Mundi Meio Ambiente e Agrárias cobre as áreas de agronomia, recursos florestais e engenharia florestal, engenharia agrícola, zootecnia, recursos pesqueiros e engenharia de pesca, medicina veterinária e ciência e tecnologia de alimentos. Também hápossibilidade de interface com estudos de outras áreas, em especial as Ciências Biológicas no que se refere à ecologia e ao meio ambiente.

A Revista Mundi Saúde e Biológicas abrange oceanografia, biologia geral, genética, botânica, zoologia, morfologia, fisiologia, bioquímica, biofísica, farmacologia, imunologia, microbiologia, parasitologia, ecologia, medicina, nutrição, odontologia, farmácia, enfermagem, saúde coletiva, educação física, fonoaudiologia e fisioterapia e terapia ocupacional. Também há a possibilidade de trabalhos em Saúde e Biológica associados a estudos de outras áreas.

A Revista Mundi Sociais e Humanidades está relacionada às áreas de direito, administração, turismo, economia, arquitetura e urbanismo, desenho industrial, planejamento urbano e regional, demografia, ciência da informação, museologia, comunicação, serviço social, filosofia, teologia, sociologia, antropologia, arqueologia, ciência política, história, geografia, psicologia, arte e educação. Existe ainda a possibilidade de trabalhos em Sociais e Humanidades associados a estudos de outras áreas.

A Mundi recebe artigos para publicação de duas formas: artigos permanentes, ou seja, podem ser enviados a qualquer momento, e dossiês temáticos específicos. Os artigos devem ser enviados por meio da plataforma https://periodicos.ifpr.edu.br/, onde também se encontram as diretrizes para os autores. Em caso de dúvidas, o Conselho disponibiliza o e-mail revistamundi@ifpr.edu.br para contato.

Outras duas revistas do IFPR estão “sediadas” no Campus Paranaguá, com periodicidade semestral. A “Ciência é minha praia” é uma revista de iniciação científica e foi desenvolvida para que pesquisadores, estudantes e professores possuam um canal para registrar e compartilhar seus trabalhos. O periódico aceita para avaliação artigos inéditos, que podem ser submetidos em qualquer época do ano, por meio da plataforma on-line. Com a aprovação, o trabalho será publicado em uma das edições regulares da revista.

A “Interlogos” é publicada pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Nela são aceitos durante todo ano para avaliação artigos inéditos e consistentes. “Com a criação da Interlogos, as pessoas se sentiram mais estimuladas a produzirem trabalhos e conteúdos que podem ser úteis a futuras pesquisas ou qualquer interessado nos assuntos”, comenta a coordenadora da revista, Elaine Arns.

Qualquer dúvida quanto às duas revistas pode ser sanada através do contato com a coordenadora Elaine Mandelli Arns pelo e-mail elaine.arns@ifpr.edu.br ou pelo telefone (41) 3721-8300.

A Revista IF-Sophia, órgão de divulgação científica do Grupo de pesquisa Filosofia, Ciência e Tecnologia – IFPR publica artigos científicos originais de professores, pesquisadores, estudantes e cidadãos em todas as áreas do conhecimento, desde a Educação Básica, Técnica e Tecnológica, da graduação, até as especializações lato sensu e stricto sensu.

A revista tem como objetivos divulgar a reflexão crítica sobre o campo acadêmico, a política e a sociedade em geral, numa perspectiva plural e democrática; contribuir para fortalecer os vínculos entre os espaços formais do conhecimento científico e os espaços e movimentos sociais externos à comunidade acadêmica; viabilizar o registro público do conhecimento e sua preservação; disseminar a informação e o conhecimento gerados pela comunidade científica e fora dela; agilizar o processo de comunicação científica; e contribuir para a dissolução do preconceito positivista da separação entre Filosofia e Ciência.

Está aberto até o dia 03 de abril o prazo para envio de artigos com o tema geral “Religião e religiosidades no mundo Antigo” para o próximo periódico.

Mais informações podem ser adquiridas no site do Campus Assis Chateaubriand ou no endereço eletrônico da revista.

A Revista IF-Sophia recebeu, no dia 07 de junho de 2016, o aceite da indexação do Directory of Open Access Journals. Com essa nova indexação, a IF-Sophia adquiriu maior visibilidade em 129 países do mundo.

Topo