Aberta consulta pública à Política Institucional de Formação de Profissionais do Magistério – Instituto Federal do Paraná

Até o dia 12 de fevereiro de 2017, a Proens disponibiliza à comunidade interna do IFPR o documento referência da Política Institucional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica – Instituto Federal do Paraná, para consulta pública.

O documento é resultado do debate acerca da política de formação de professores que, desde 2012, a Pró-Reitoria de Ensino (Proens) vem promovendo para discutir o currículo das licenciaturas, expressando a preocupação com a construção de uma identidade, e reconhecendo-a no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.

No mesmo ano, durante o I Fórum de Licenciaturas, realizado no Campus Palmas, foi lançado o Prolicenciar/IFPR, como representação da política de valorização das licenciaturas e dos cursos de Formação Continuada na área da Educação.

Com a criação das novas diretrizes curriculares para cursos de Formação Inicial e Continuada de profissionais do magistério e com a discussão em torno das licenciaturas, foi criado o Grupo de Trabalho Licenciaturas (GT-Licenciaturas) para conduzir as atividades do Prolicenciar/IFPR. Segundo o Conselho Nacional de Educação, o prazo para o cumprimento da normativa é até julho de 2017, para que a reestruturação dos cursos de licenciaturas seja efetivada. Cumpre destacar que a Política Institucional de Formação Profissional do Magistério para a Educação Básica, deverá ainda, integrar o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Acesse o formulário para a consulta pública e a minuta da Política Institucional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica – IFPR.