Professores do IFPR se reúnem em eventos em Londrina – Instituto Federal do Paraná

Professores do IFPR se reúnem em eventos em Londrina

Foram realizados entre os dias 05 e 07 de outubro, em Londrina, os eventos X Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação (Selisigno) e XI Simpósio de Leitura da Universidade de Londrina (UEL). O IFPR esteve presente com professores de Português, Inglês, Espanhol e Arte dos campi Cascavel, Colombo, Goioerê, Londrina, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama. Os docentes apresentaram os resultados de diversas pesquisas e simpósios.

Os professores Marlene Ferrarini, do Campus Londrina, Jefferson Souza, do Campus Telêmaco Borba, Maurício de Lima e Patrícia Ramos, do Campus Cascavel, coordenaram, respectivamente, os simpósios: “Diálogos sobre o Ensino Aprendizagem de Línguas Estrangeiras no IFPR”, “O Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio” e “As Mulheres da Arte e da Literatura: uma leitura da imagens das obras de arte de Violeta Franco e dos contos de Marina Colasanti”.

Além dos simpósios, professores do Instituto apresentaram trabalhos frutos de projetos ou pesquisas em suas áreas.

Do Campus Cascavel, Patrícia Ramos apresentou “Debaixo da Pele, a Lua: Morte e Tempo”, a bolsista Márcia Santos apresentou uma análise sobre a imagem da morte no conto “A Moça Tecelã”, de Marina Colassanti, Maurício de Lima apresentou “Violeta Franco: a artista e a mulher da arte moderna paranaense” e Ana Grimm, também bolsista, apresentou uma análise da imagem da morte no conto “O último rei”, de Marina Colassanti.

De Colombo, Priscila Giacomassi apresentou “Oficinas Didáticas de Língua Inglesa”. Para a professora “foi um momento bastante enriquecedor que possibilitou a troca de experiências com professores de língua portuguesa e inglesa de diversos campi do IFPR”.

Do Campus Avançado Goioerê, Miriam Bosco apresentou “Dificuldades de Leitura e Desafios para o Aprendizado de Leitura no Ensino Médio” e Ingrid Machado apresentou “O Processo de Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa em um Campus Avançado do IFPR: Um Relato de Experiência”.

De Londrina, Marlene Ferrarini, apresentou “O Perfil dos Professores de Língua Inglesa do IFPR”. Do Campus Telêmaco Borba, Kelly Frigo apresentou “Leitura e imagem nas aulas de espanhol do IFPR” e Jefferson Souza apresentou “Representações e identidades sobre a língua inglesa no IFPR”. Gabriela Fujimori, do Campus Paranavaí, apresentou “O lado triste e violento da vida: a morte enaltecida nos contos de Hans Christian Andersen”.

Foi um ótimo evento, relevante para troca de ideias, informações e diálogos. Foi bastante enriquecedor, também, porque houve minicursos excelentes, além da organização impecável”, comentou Gabriela Fujimori, de Paranavaí.

Sandra de Mesquita, do Campus Umuarama, apresentou “Relato de projeto desenvolvido em sala de aula: leitura em voz alta em língua inglesa”. Para Sandra “a participação em eventos como esse proporciona a discussão mais aprofundada sobre temas que envolvem nossa profissão e nosso cotidiano em sala de aula, colaborando para a melhoria de nossas práticas, o que é um ganho para o estudante”.

O evento agradou todos os presentes, os quais voltaram aos seus campi com uma boa experiência para o currículo.