Três equipes de Robótica do IFPR ficam entre as 50 melhores do Brasil na OBR – Instituto Federal do Paraná

Três equipes de Robótica do IFPR ficam entre as 50 melhores do Brasil na OBR

Três equipes formadas por estudantes do IFPR ficaram entre as 50 melhores do país na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada de 9 a 12 de outubro em Recife (PE). Uma delas é do Campus Irati, outra é de Curitiba e a terceira é de Cascavel.

A equipe Tibbers, do Campus Irati, ficou em 16º e conquistou o melhor resultado do Paraná. A equipe Hakuna Matata, do Campus Curitiba, ficou na 31ª colocação e a IpConfig, de Cascavel, foi a 42ª. As três competiram no nível 2 (para estudantes do Ensino Médio), modalidade prática. A equipe IPConfig, do Campus Cascavel, ainda levou o prêmio extra de melhor programação.

Tibbers, Hakuna Matata e IpConfig obtiveram o melhor desempenho na etapa estadual da OBR, realizada no mês de setembro, e ganharam o direito de representar o Estado do Paraná na etapa nacional da competição.

Os resultados estão disponíveis na página da OBR.

Modalides e níveis
A OBR é organizada em duas modalidades, uma teórica e outra prática, e dois níveis, um para estudantes de Ensino Fundamental (nível 1) e outro para os de Ensino Médio (nível 2). Também participam das competições no nível 2 os estudantes de cursos técnicos e alunos matriculados em cursinho pré-vestibular, desde que ainda não tenham sido aceitos em curso superior.

Representatividade
No nível e modalidade na qual as equipes do IFPR competiram, participaram quase três mil times formados por estudantes de todo o Brasil. Por esse motivo, para o orientador da equipe Hakuna Matata e diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFPR, professor Marlon de Oliveira Vaz, o resultado, para o IFPR, é significativo. “Ficar em 16º, 31º ou 42º em uma disputa com três mil concorrentes é algo muito bom, um resultado bastante expressivo”, comenta, avaliando que os estudantes paranaenses poderiam ter obtido resultados ainda melhores: “Eles se preparam e tinham essa capacidade, mas, no momento da competição, pode ocorrer uma série de situações que interferem no resultado final”.

Somando todas as modalidades, níveis e etapas, neste ano mais de 110 mil estudantes de todo o país participaram da OBR.

MNR
Durante a etapa nacional, houve a Mostra Nacional de Robótica, considerada a maior mostra científica de trabalhos de Robótica do país. A MNR tem o objetivo de expor e divulgar trabalhos na área. O estudante André Lopes Ribeiro, do Campus Curitiba do IFPR, foi um dos alunos a apresentar poster na MNR 2016.

2017
Para o ano que vem, a expectativa é a de que os resultados do IFPR nas competições de Robótica sejam ainda mais promissores, tendo em vista que, pela primeira vez, quase todos os campi do Instituto aderiram ao edital de apoio à Robótica.

Outra novidade para 2017 é que Curitiba será a sede da etapa nacional da OBR, que deve ser realizada em meados de outubro. O coordenador da modalidade prática da OBR 2017 será o professor Marlon Vaz. De acordo com o professor, o IFPR deverá ser parceiro do evento.

Leia mais sobre o tema:

Página da OBR