IFPR está na segunda fase do detalhamento do Plano de Gestão 2017 – Instituto Federal do Paraná

IFPR está na segunda fase do detalhamento do Plano de Gestão 2017

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Paraná (Proplan) está em fase de construção da segunda etapa do Plano de Gestão 2017, ferramenta de gestão integrada ao Planejamento Estratégico do Instituto. O documento trata da distribuição dos recursos no âmbito do IFPR, contemplando os campi, Reitoria, Ensino a Distância, Pesquisa, Extensão e Inovação, Assistência Estudantil, Capacitação, Expansão, Arrecadação e Folha de Pagamento.

Nesta etapa, cada um dos 25 campi e a Reitoria realizam seus detalhamentos orçamentários, elencando as prioridades para o exercício seguinte, planejando e detalhando a execução orçamentária da unidade.

O Plano de Gestão 2017, desta vez, apresenta algumas mudanças, pois além de exibir dados orçamentários, também abordará estratégias, mostrando avanço nos indicadores de desempenho (eficiência e eficácia). “A decisão de abrir novos cursos tem de ser justificada, pois de nada adianta aprovar a abertura se não temos alunos para preencher as vagas. O Ministério da Educação e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) esperam que a relação candidato por vaga aumente, portanto, por meio de estratégias, esperamos que este índice cresça entre 10 e 15% para 2017”, comenta o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Paulo Tetuo Yamamoto.

O intuito desta mudança visa criar maior agilidade e transparência na gestão, disseminando as ações de planejamento e acompanhamento da execução da unidade.

Para o próximo ano, estão orçados mais de R$ 308 milhões no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa). Dentre esses valores destacamos o valor de R$ 238 milhões para folha de pagamento de servidores técnicos e docentes. O restante do recurso atende as despesas de funcionamento das unidades, como pagamento de diárias e passagens, material de consumo, transporte, serviços terceirizados de limpeza, vigilância e apoio administrativo, aquisição de software, obras e instalações, aquisição de equipamentos e material permanente, além de atender aos editais de bolsas de Assistência Estudantil, Pesquisa, Extensão e Inovação e as ações de Capacitação.

O prazo para os campi enviarem seus detalhamentos encerra-se na próxima sexta-feira (21).

Para saber mais, acesse o Portal de Informações do IFPR (Portal Info).