Ouvidorias Públicas do país reúnem-se em Brasília – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Ouvidorias Públicas do país reúnem-se em Brasília

Publicado em

Copiado!

Entre os dias 13 e 15 de setembro, o Instituto Federal do Paraná esteve presente – representado pelo Ouvidor-Geral Marcelo Rodrigues da Silva – na Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação, que aconteceu na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília.

O evento reuniu as Ouvidorias Públicas de todo o Brasil, tanto da esfera municipal, estadual e federal dos três poderes, para aprender, a partir de experiências internacionais, sobre transparência, acesso, informação e compartilhar experiências na atuação das Ouvidorias Públicas. A semana promoveu diversas atividades na busca da melhoria contínua dos serviços prestados aos cidadãos. Veja como foi.

De acordo com Marcelo, “os conhecimentos adquiridos serão aplicados no dia a dia, por meio de atendimentos cada vez mais qualificados, bem como nas respostas aos pedidos de acesso à informação por meio do e-SIC”. Além disso, o Ouvidor-Geral destaca a perspectiva após o evento de estabelecer uma parceria com a Ouvidoria Geral da União (OGU) ao adotar o sistema e-OUV, sistema informatizado do poder executivo federal, que trará mais segurança ao solicitante de serviços.

A Ouvidoria no IFPR

Recentemente, a Ouvidoria do IFPR passou por mudanças, como estabelecimento de número de protocolo para cada demanda recebida, a elaboração de um novo formulário para recebimento de demanda (veja aqui) e o atendimento conforme o Manual de Ouvidoria Pública e instruções normativas da OGU. Além disso, hoje a Ouvidoria responde também pelo Serviço de Informação ao Cidadão por meio do sistema informatizado e-SIC.

“O tratamento ético e a busca por respostas junto a outras unidades do IFPR tem sido a tônica do trabalho e pude notar como a comunidade está verificando esta mudança pois a demanda pelos serviços tem crescido”, finaliza Marcelo.

Outras informações estão disponíveis na página da Ouvidoria do IFPR ou pelo ouvidoria@ifpr.edu.br e (41) 3595-7623.

Saiba mais sobre a Ouvidoria do Instituto no art. 26 do Estatuto do IFPR; e sobre Ouvidorias Públicas no art. 2º, V, Decreto 8.243/2014.

Com informações da CGU

 

Topo