Campus Ivaiporã recebe Reitor do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Campus Ivaiporã recebe Reitor do IFPR

Nesta quarta-feira (21), o Campus Ivaiporã recebeu a visita do Reitor Pro tempore do IFPR, professor Odacir Antonio Zanatta, acompanhado do Pró-Reitor de Administração Carlos Ávila, para um encontro com o Diretor-Geral Onivaldo Flores Júnior e demais servidores da unidade.

A visita a cidade de Ivaiporã começou com atividades logo pela manhã com a inauguração do Parque Municipal Cayuá, que compreende o último remanescente de Mata Atlântica no quadro urbano da cidade. Com área de 8,65 hectares, o local, também conhecido como Mata do Placídio, receberá melhorias de infraestrutura da prefeitura municipal para que o IFPR e demais instituições de ensino possam desenvolver projetos de pesquisa em relação à sustentabilidade, botânica e agroecologia.

Após o descerramento da faixa de inauguração, o professor Zanatta, junto ao Prefeito Carlos Gil, entre outras autoridades, fizeram o plantio de mudas junto a alunos de escolas municipais.

Em seguida, na praça central da cidade, discentes do campus, juntos a seus orientadores, apresentaram cerca de 30 projetos de Extensão, Pesquisa e Inovação, nos eventos IFTech e Pré-Se²pin do Campus Ivaiporã. Os eventos foram declarados abertos pelo Reitor Pro tempore, o qual ressaltou a importância dos diversos projetos para o Instituto e para a região. “Esses projetos belíssimos criados pelos alunos, junto à estrutura do campus, que receberá em breve um curso superior de Agronomia, fazendo com que os ‘filhos de Ivaiporã’ permaneçam na cidade, poderão ser utilizados de diversas formas, fomentando os recursos da região para o desenvolvimento local”, enalteceu Zanatta.

Após a ocasião, o deputado Sérgio Souza, o qual se reuniu com Zanatta para tratar sobre a implantação do curso superior em Agronomia, falou sobre a presença e o crescimento do IFPR em Ivaiporã. “O Instituto está acompanhando a evolução da cidade, fazendo com que os jovens se qualifiquem e tenham condições de se tornarem ótimos profissionais”, comentou Souza.

Na Feira, os representantes dos projetos criados para a IFTech puderam explicar sobre suas atividades ao Reitor e aos cidadãos de Ivaiporã que passavam pela praça, desta forma despertando o interesse de jovens que possam futuramente estudar no Instituto.

No período da tarde o Reitor e o Pró-Reitor Carlos Ávila, foram recebidos pelo Diretor-Geral Onivaldo e servidores do Campus Ivaiporã. Onivaldo desejou boas-vindas e ressaltou a importância da visita, “a vinda ao campus nos enche de orgulho, pois é a primeira vez que um Reitor realmente visitou o Campus Ivaiporã, sentando com os servidores para ouvir as demandas e mostrando-se à disposição”, finalizou Júnior.

Zanatta seguiu com o encontro, explicando o funcionamento da gestão, respondendo a dúvidas gerais dos servidores, salientando a necessidade de união de todos os diretores em busca do bem-estar do Instituto e afirmando que toda a equipe estará sempre à disposição para conversar e resolver as demandas dos servidores e dos campi da melhor maneira possível. “Os 25 campi do IFPR têm de se conhecer, fazendo com que todos saibam sobre os trabalhos desenvolvidos por todo o estado. Desta forma, podemos gerar união e visibilidade e fazer com que cresçamos como instituição de ensino”, finalizou Zanatta.

Ao final da visita ao Campus Ivaiporã, a equipe cumprimentou os participantes do “Curso sobre Produção de Leite em Sistemas mais Sustentáveis”, realizado nos dias 21 e 22 de setembro, e retornou a Curitiba.