Campus Palmas participa de mais uma operação do Projeto Rondon – Instituto Federal do Paraná

Campus Palmas participa de mais uma operação do Projeto Rondon

O Campus Palmas participará de mais uma operação do Projeto Rondon. A unidade teve projeto aprovado e enviará dois docentes e oito graduandos ao Tocantins. Lá eles desenvolverão atividades relacionadas à Comunicação, Tecnologia, Meio Ambiente e Trabalho.

A Operação Tocantins do Projeto Rondon ocorrerá de 19 de janeiro a 06 de fevereiro de 2017. O município que será a base das ações se chama “Novo Acordo” e fica a 180 km da capital Palmas.

Veja a localização e imagens do município no Google Maps.

Esta é a segunda vez que professores e estudantes do Campus Palmas participam do Rondon. De 14 a 31 de julho deste ano, uma delegação participou da Operação Itapemirim (ES). Nesta operação, professores e estudantes desenvolveram uma série de atividades em Ibitirama (ES),  município situado no Parque Nacional do Caparaó.

Veja localização e imagens de Ibitirama no Google Maps.

A expectativa para a Operação Tocantins é a de que o envolvimento dos acadêmicos com a comunidade seja semelhante ao que foi observado na operação anterior, ocasião em que eles desenvolveram ações extensionistas como feira de troca, mini-cursos, manutenção de equipamentos públicos, entre outras.

“Participar do Rondon é uma experiência única: estudantes e professores vivenciam um intenso conjunto de sensações, situações, sentimentos; você acaba aprendendo, ensinando, ajudando, enfim, é uma experiência de vida que todos os acadêmicos deveriam ter”, avalia o professor Jean Carlos Gentilini, que, em parceria com a professora Emi Lorenzetti, coordena o grupo rondonista do Campus Palmas do IFPR.

Leia, na página do campus, matéria sobre a experiência do grupo rondonista na Operação Itapemirim: IFPR Palmas retorna de atividades do Projeto Rondon no Espírito Santo.

Assista o vídeo sobre uma das oficinas ministradas pelos estudantes do IFPR:

Depoimentos

Os estudantes rondonistas escreveram breves depoimentos para a página do Campus PalmasUm deles, da aluna Cleonice Aparecida dos Santos, afirma o seguinte: “Realmente vi que o sentido da vida não está nos bens materiais, mas em sentir que podemos ser úteis na vida de alguém e ver através dos olhos e sorriso de um povo simples e sofrido a felicidade de viver.”

Leia outros relatos dos discentes na página do campus.

“Particularmente, uma das vivências que mais me marcou, e que levarei para toda a vida, diz respeito ao exemplo dado por um morador de Ibitirama”, lembra o professor Jean Carlos Gentilini. “Combinamos com ele que faríamos uma fossa séptica em sua residência; ele comprou os materiais necessários e no dia que fomos instalar ele disse que não era para fazermos isso na cada dele e sim na do seu vizinho, que precisava mais, e assim fizemos”, conta. “Com esse gesto, simples e generoso, ele ensinou a todos que a felicidade só é plena quando é compartilhada”, afirma o professor.

O Projeto Rondon

O Projeto Rondon, promovido pelo Ministério da Defesa, prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente os relacionados à melhoria do bem-estar social e à capacitação da gestão pública. O Rondon busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social e de cidadania. De acordo com dados do Ministério, o Projeto Rondon já passou por 844 municípios, com 19.190 alunos de 291 instituições.

Seleção

Um edital para a seleção dos oito estudantes de graduação do Campus Palmas que participarão da Operação Tocantins está aberto e recebe inscrições até o dia 30 de setembro. Podem se candidatar alunos que tenham cursado pelo menos a metade dos respectivos cursos até o dia inicial da operação (20 de janeiro). No momento da inscrição, os candidatos declaram que o trabalho que desenvolverão é voluntário, sem apoio financeiro e realizado no período de férias. O resultado deste processo seletivo deve ser divulgado até 6 de outubro. O edital está disponível na página do Campus Palmas.

Rondonistas em SC

Além do Projeto Rondon, o Campus Palmas também participou, neste ano, da Operação Portal do Oeste, promovida pelo Núcleo Extensionista Rondon da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Coordenados pelo professor Silvano Aparecido Redon,  acadêmicos do campus participaram de diversas atividades de extensão em municípios de baixo IDH do estado de Santa Catarina.

Saiba mais sobre esta operação: Equipe Rondonista do Campus Palmas retorna de Operação em Santa Catarina

Acompanhe as atividades dos rondonistas do IFPR-Palmas pelo Facebook

Saiba mais sobre o Projeto Rondon

Edital de seleção de graduandos de Palmas para a Operação Tocantins do Projeto Rondon

Campus Palmas do IFPR

Com Informações do Campus Palmas do IFPR e do Projeto Rondon.