Consepe reúne-se em Curitiba nesta quinta – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Consepe reúne-se em Curitiba nesta quinta

Publicado em

Copiado!

Nesta quinta-feira (18), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) do IFPR está reunido na Reitoria, em Curitiba, para reunião ordinária. Em pauta, estão as aprovações dos projetos de criação de novos cursos de especialização e técnicos de nível médio, além de um curso superior.

O encontro teve início às 9h. O reitor pro tempore, professor Odacir Antônio Zanatta, fez-se presente no início da reunião, dando boas-vindas aos presentes. O reitor reiterou a importância do papel do conselho como orientador do Conselho Superior (Consup) nas suas tomadas de decisão, além de repassar importantes informações sobre o cenário de atuação das instituições da Rede Federal no próximo ano.

O pró-reitor de Ensino, professor Sérgio Garcia dos Martires, presidente do conselho, deu início à reunião, que começou com a apresentação dos conselheiros.

Durante a manhã, foram aprovadas as propostas de criação dos seguintes cursos, elaboradas pelos campi proponentes: Tecnologia em Secretariado, do Campus Curitiba; Especialização em Governança Corporativa e Sustentabilidade e Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, do Campus Assis Chateaubriand; Especialização em Interdisciplinariedade e Docência na Educação Básica, do Campus Pitanga; Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, do Campus Irati; Especialização em Ensino de Ciência e Tecnologia, do Campus Telêmaco Borba; Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Campus Capanema; Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, do Campus Colombo e Curso Técnico em Meio Ambiente, do Campus Foz do Iguaçu.

De acordo com os relatores dos processos, as propostas de criação dos cursos superior e de especialização buscam dar continuidade aos cursos já oferecidos pelas unidades – processo conhecido como “verticalização” – , atender às demandas por qualificação profissional da região em que os campi estão inseridos – como é o caso de todos os cursos de especialização na área da Educação – ou então atender às demandas dos arranjos produtivos locais.

Antes de serem apresentadas e aprovadas pelo Consepe, todas as propostas passaram por avaliação das pró-reitorias de Ensino (Proens); Pesquisa, Extensão e Inovação (Proepi) e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), que dão pareceres sobre a proposta e exigem, quando necessário, a sua adequação.

Para a tarde, a pauta da reunião prevê a apreciação das seguintes propostas de criação de novos cursos: Técnico em Mecatrônica, na forma de oferta integrada ao Ensino Médio, do Campus Paranavaí; Técnico em Agroecologia, na forma de oferta subsequente, a ser ofertado pelo Campus Irati nos municípios de Prudentópolis e Rio Azul; Técnico em Design de Interiores, na forma de oferta subsequente, e Tecnologia em Agronegócio, do Campus Umuarama.

Topo