Etapa estadual da Olimpíada IFPR de Robótica 2016 mobiliza equipes de 14 campi – Instituto Federal do Paraná

Etapa estadual da Olimpíada IFPR de Robótica 2016 mobiliza equipes de 14 campi

Com o tema Star Wars, a fase estadual da terceira edição da Olimpíada IFPR de Robótica foi realizada pelo Campus Irati no sábado (6). A surpresa agradou aos alunos e demais integrantes das equipes ligadas a 14 campi do Instituto que participaram da competição: Assis Chateaubriand, Astorga, Campo Largo, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranavaí, Pinhais e União da Vitória.

“A inspiração para o tema de Star Wars foi uma referência à evolução da tecnologia e da robótica retratada de forma surreal, que chama a atenção de várias gerações”, conta Thalita Scharr Pimenta, organizadora da competição no campus e também uma dentre os vários professores do Campus Irati que fizeram cosplay dos personagens da saga.

A modalidade Resgate foi disputada por 25 equipes, e o 1º lugar foi conquistado pelo Campus Curitiba. Já a modalidade Seguidor de Linha – Arduíno contou com 14 equipes participantes, tendo a equipe do Campus Campo Largo como campeã. O Campus Foz do Iguaçu conquistou o primeiro lugar da modalidade Seguidor de Linha – Lego, categoria disputada por 10 equipes.

O evento contou com a presença do reitor pro tempore, Odacir Antonio Zanatta, do pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Marcelo Estevam, do chefe de gabinete da Reitoria, Marcos Paulo Rosa, e do representante estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica e docente do Campus Curitiba, Marcos Laureano.

A abertura da competição ocorreu no dia 5, com apresentações artísticas dos alunos do Campus Irati Aela Ike, Igor Ike e Gabriel Woitechen e da banda local Dnocks.

Olimpíada Brasileira de Robótica cadastra juízes para etapa estadual

Nos dias 2 e 3 de setembro, será realizada a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em Curitiba. O IFPR é um dos organizadores do evento e busca por voluntários interessados em atuar como juízes da competição. “Precisamos de muitos voluntários, principalmente para o primeiro dia do evento”, ressalta o professor Marcos Laureano, um dos organizadores.

Os interessados em participar como voluntários devem inscrever-se por meio de formulário eletrônico.

Os juízes da competição receberão certificado, emitido pela organização do evento ao final da competição. Mais informações sobre as atividades a serem desenvolvidas pelos voluntários podem ser encontradas no Manual de Juízes.

Confira as classificações da Olimpíada de Robótica do IFPR

Categoria Seguidor de Linha – Lego
1º lugar – Campus Foz do Iguaçu – A Nata
2º lugar – Campus Campo Largo – Wall-E
3º lugar – Campus Irati – Tibbers

Categoria Seguidor de Linha – Arduíno
1º lugar – Campus Campo Largo – Artycuno
2º lugar – Campus Foz do Iguaçu – Sleep Not Found
3º lugar – Campus Cascavel – Troia

Categoria Resgate
1º lugar – Campus Curitiba
2º lugar – Campus Jacarezinho
3º lugar – Campus Londrina

Confira aqui a classificação geral.

Campus Irati sedia a etapa estadual da Olimpíada de Robótica do IFPR

Texto com informações do Campus Irati.