Servidor do IFPR é selecionado para curso de aperfeiçoamento na França – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Servidor do IFPR é selecionado para curso de aperfeiçoamento na França

Publicado em

Copiado!

O administrador Gilmar José Hellmann foi selecionado pela École Nationale D’Administration para participar de um curso de aperfeiçoamento. A formação é destinada a servidores de diferentes países e terá como tema “Governança Territorial e o Desenvolvimento Local”.

Lotado na Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) do IFPR, o servidor receberá do governo francês uma bolsa de estudos, no valor de 650 €, que contempla acomodações, seguro e ajuda financeira. O custo com passagens aéreas é de responsabilidade de cada servidor selecionado.

Os cursos ofertados pela ENA são organizados em ciclos, chamados de Cycles internationaux spécialisés d’administration publique (Cisap), e têm, no máximo, 15 servidores-estudantes.

Além do curso sobre Governança Territorial e o Desenvolvimento Local, por meio do Cisap, a ENA oferta outros cursos ligados à Administração e à Gestão Pública, como, por exemplo, “Governança Local”, “Luta contra a Corrupção” e “Comunicação e Diplomacia”.

A lista completa com os cursos Cisap (em inglês e francês) pode ser consultada na página da ENA.

Esses cursos são ofertados anualmente. Para participar, os estrangeiros precisam cumprir alguns pré-requisitos, como, por exemplo, ser servidor público, ter mestrado e atuar na mesma área de conhecimento em que o curso é ofertado.

“Vi essa informação na página do IFPR, conversei com a nossa Coordenadoria de Relações Internacionais e decidi participar da seleção”, conta o servidor. “Preenchi o dossiê e submeti minha inscrição à Embaixada da França no Brasil, que fez a verificação da documentação e a enviou à escola”, explica Gilmar.

Em Paris, de 5 a 16 de setembro deste ano, Gilmar Hellmann deve apresentar informações referentes aos estudos que desenvolve no IFPR: “Os módulos do Cisap funcionam com base em estudos de caso, e eu apresentarei o trabalho que desenvolvemos no Observatório Regional do IFPR”, afirma.

O Observatório tem o objetivo de sistematizar indicadores que auxiliem na análise socioeconômica do contexto das unidades do IFPR. Os relatórios dessa ação, entre outras informações, estão disponíveis no site do IFPR.

“O mais interessante de tudo é a experiência que se pode ter com a troca de informações entre servidores de diversos países na questão de desenvolvimento local, na contribuição das políticas públicas e no entendimento do papel da federação para o desenvolvimento local”, avalia o servidor.

Para a coordenadora de relações internacionais do IFPR, Renata Ferreira, além de representar um reconhecimento da formação e do trabalho desenvolvido pelo servidor, a oportunidade oferecida pela ENA representa uma possibilidade de trocas de experiências e de atualização profissional. “Cada vez que um servidor público tem uma experiência internacional, isso abre portas para que outros profissionais vivenciem experiências semelhantes; também o nome da nossa escola é levado para o exterior, favorecendo a internacionalização”, comenta.

Outros servidores
Como a seleção foi conduzida diretamente pelo governo francês, pode ser que outros servidores do IFPR também tenham sido selecionados. Se este é o seu caso, as equipes da Coordenadoria Geral de Comunicação e da Coordenação de relações Internacionais gostariam de conhecê-lo. Os e-mails para contato são estes: <internacional@ifpr.edu.br>, <comunicacao@ifpr.edu.br> e <renata.ferreira@ifpr.edu.br>.

Saiba mais

Conheça a ENA.

Calendário de Cursos Cisap/ENA para 2016

Escola Nacional de Administração oferece bolsas de estudo na França para servidores públicos 

Leia mais sobre o Observatório Regional do IFPR.

Topo