Servidores podem colaborar com a aplicação das provas do Enem e do Enade – Instituto Federal do Paraná

Servidores podem colaborar com a aplicação das provas do Enem e do Enade

O Instituto Federal do Paraná, por meio da Diretoria de Registro e Acompanhamento Acadêmico (Dirac/Proens), convida seus servidores a manifestarem o interesse em atuar como supervisores e agentes das equipes que aplicarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2016.

A manifestação do interesse pode ser feita até o dia 25 de julho de 2016, por meio de formulário próprio. Mais informações podem ser encontradas na Chamada Pública lançada pela Dirac.

A chamada é fruto de parceria do IFPR com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que instituiu a Rede Nacional de Instituições Públicas de Ensino Superior (RNIPFES). A RNIPFES tem por finalidade apoiar, quando solicitada, as atividades de monitoramento e acompanhamento de pesquisas de desempenho de estudantes, de avaliações e exames voltados à formulação de políticas e planos de ações de desenvolvimento da educação.

Em 2016, a solicitação do Inep refere-se ao acompanhamento da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 5 e 6 de novembro, e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 20 de novembro. Para tanto, cada instituição participante da RNIPFES deverá designar servidores, que atuarão como supervisores e agentes, para acompanhar e observar a capacitação da equipe que deverá aplicar as provas e também a aplicação das provas.

Inscrições

Os servidores interessados em participar destas atividades, como supervisores ou agentes, deverão ler as condições da Chamada Pública e encaminhar o Termo de Manifestação de Interesse (Anexo I da Chamada) preenchido e assinado para o e-mail pesquisainstitucional@ifpr.edu.br até dia 25 de julho.

Os selecionados devem passar por processo de capacitação ao fim do qual serão submetidos a uma avaliação. Aqueles que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 70% atuarão, pelo menos, uma vez.

A remuneração será feita através da Gratificação por Encargos em Curso e Concurso (GECC), e o valor da hora trabalhada está fixado pelo Inep em R$ 41,96. A carga horária estabelecida por evento é de oito para capacitação e 12 para acompanhar a aplicação das provas, para agentes. O relatório a ser elaborado será avaliado pelo Inep, e o pagamento está vinculado ao atendimento dos requisitos por ele estabelecido.

Mais informações

Mais informações sobre a Chamada Pública podem ser obtidas com a Diretoria de Registro e Acompanhamento Acadêmico (Dirac), pelo e-mail dirac.proens@ifpr.edu.br.