Alunas de Irati desenvolvem aplicativo sobre meio ambiente, reciclagem e saúde – Instituto Federal do Paraná

Alunas de Irati desenvolvem aplicativo sobre meio ambiente, reciclagem e saúde

Três alunas do Campus Irati desenvolveram um aplicativo que traz informações sobre meio ambiente, reciclagem e saúde. O app foi desenvolvido com vistas à participação em um programa internacional de tecnologia e empreendedorismo.

As estudantes, Vanessa Vitória Arruda Pachalki, Mariana Cequinel Borges de Souza e Marina Skraba, são do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Elas são orientadas pela professora Thalita Pimenta.

Chamado de “Alerta+”, o aplicativo foi desenvolvido com vistas à participação no Technovation Challenge, programa global de empreendedorismo e tecnologia para meninas de 10 a 18 anos.

Na competição, as participantes, do mundo todo, são incentivadas a desenvolver aplicativos de celular que solucionem problemas sociais.

Em 2015, de acordo com informações disponíveis no site do programa, o Technovation impactou mais de duas mil meninas em 21 estados brasileiros.

Alerta+

Em entrevista ao portal da Rádio Najuá, da região de Irati, a estudante Vanessa explicou que a ideia do aplicativo é trazer informações sobre temas atuais relacionados à saúde e meio ao ambiente. O aplicativo apresenta dados a respeito de doenças como Aids, dengue e febre chikungunya: “O usuário terá opções como a de testar seus conhecimentos num quiz”, comenta.

Quem baixar o app, que é gratuito e já está disponível na Play Store (loja de aplicativos do Google), também poderá contribuir com a cidade. Por meio dele, poderão ser enviadas aos órgãos competentes imagens de situações irregulares ou perigosas.

O Alerta+ ainda possui uma área de comunicação. Através dela, os usuários do programa poderão conversar entre si.

Ferramenta pedagógica

Uma das possibilidades de utilização do Alerta+ é a de auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem. Pelo menos um teste nesse sentido já foi realizado. Na semana passada, as desenvolvedoras demonstraram o aplicativo a turmas das escolas municipais Irmã Helena Olek e Francisco Stroparo. Utilizando o app, elas conduziram dinâmicas sobre reciclagem, tempo de decomposição dos materiais e também questões sobre saúde. As atividades foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Irati. As fotos estão disponíveis na página do campus no Facebook.

IFDroid

O desenvolvimento do aplicativo integra o projeto IFDroid, desenvolvido no Campus Irati sob a coordenação do professor de Matemática Rodrigo Duda. No final do ano passado, uma equipe do campus ficou entre as dez melhores do Brasil na Maratona de Aplicativos Fiap-Google.

Saiba mais

O app Alerta + está disponível para download gratuito na PlayStore (dispositivos Android).

Alunas do IFPR de Irati desenvolvem aplicativo “Alerta +” (Rádio Najuá)

Página do Technovation Challenge (Brasil)