Campus Avançado Goioerê realiza oficina com coletoras de materiais recicláveis – Instituto Federal do Paraná

Campus Avançado Goioerê realiza oficina com coletoras de materiais recicláveis

Com o objetivo de incentivar um olhar diferenciado sobre materiais recicláveis e roupas descartadas, o Projeto Recriar Moda, do Campus Avançado Goioerê, realizou, no sábado (18), uma atividade inusitada com membros de associação de coletores.

As mulheres ligadas à Associação de Coletores de Resíduos Sólidos e Agentes Ecológicos de Goioerê (ATA), acostumadas a separar os materiais para a reciclagem, foram convidadas a olhá-los de forma diferente, pensando em transformá-los em bijuterias. Sob coordenação da professora Julyana Biavatti, as alunas pegaram garrafas plásticas de refrigerantes, xampus e produtos de limpeza, por exemplo, e transformaram em bijuterias, enxergando novas possibilidades de uso dos materiais.

A ideia de trabalhar em parceria com a ATA surgiu após contato do Instituto com a associação, em busca de palestra. Ao conhecer o local, conversar com a equipe diretiva e verificar que a mão de obra era essencialmente feminina, surgiu a ideia de levar atividades diferenciadas para essas trabalhadoras em seu local de trabalho. Prontamente aceita pela diretoria, tendo o apoio da secretária executiva Angélica dos Santos de Souza e do coordenador Odinival Manoel, a proposta seguiu em frente.

“É gratificante você ensinar às pessoas que estão ansiosas por aprender, vemos a alegria delas, elas são muito receptivas, está sendo uma experiência maravilhosa”, afirma Julyana, ao ver as participantes saindo contentes da oficina, cada uma com as bijuterias que produziram.

Com o intuito de continuar promovendo a sustentabilidade e a responsabilidade social, a oficina será realizada um sábado por mês, na sede da ATA, com cursos abertos a toda a comunidade.