Coordenadoria de Relações Internacionais recebe estudante francês em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Coordenadoria de Relações Internacionais recebe estudante francês em Curitiba

Nesta semana, a Coordenadoria de Relações Internacionais do Instituto Federal do Paraná recepciona o estudante francês Florentin Delanoy, de 20 anos. O estudante vem ao Brasil com a finalidade de realizar estágio junto ao Grupo O Boticário e ficará sete semanas, nas cidades de Curitiba e Guaraqueçaba.

Florentin tem 20 anos e é estudante de curso superior de tecnologia na área de Gestão de Águas na Les Etabliéres, liceu voltado à educação na área da Agroecologia. A instituição de ensino localiza-se na cidade de La Roche Sur-yon.

O estágio foi viabilizado graças a uma parceria do IFPR com o Ministério da Educação Agrícola francês. A vinda do estudante é um dos resultados da missão realizada em 2015 por uma comitiva de estudantes e professores do Instituto à França, com o objetivo de participar do Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade” e também realizar visitas técnicas a instituições de ensino francesas que oferecem cursos na área da Agroecologia. (https://ifpr.edu.br/experiencia-na-franca-marca-vida-de-alunos-e-servidores-do-ifpr/)

Neste momento, o IFPR atuará como a instituição que supervisionará o estágio de Florentin junto ao Grupo O Boticário. O estudante atuará junto à Reserva Salto Morato, que a empresa mantém no município de Guaraqueçaba. “Ele vai estudar a importância da manutenção da floresta no fornecimento de recursos ecossistêmicos com foco em recursos hídricos”, explica o professor Ariel Scheffer da Silva, responsável por supervisionar o estágio. “Em outras palavras, o estudante vai avaliar as condições para utilização da água limpa fornecida pela reserva pelas comunidades tradicionais próximas”, esclarece Ariel.

A intenção da Coordenadoria de Relações Internacionais do IFPR é estreitar laços com a Embaixada da França, para que as parcerias evoluam para o âmbito da cooperação técnica e científica. “Por enquanto, o Ministério da Educação Agrícola francês demanda as vagas de estágio. No futuro, queremos avançar para trocas nas áreas acadêmicas e científicas”, explica a Coordenadora de Relações Internacionais do IFPR, professora Renata Ferreira.

Almoço de boas-vindas e hospedagem em casa brasileira

O estudante chegou ao Brasil no último domingo, dia 19, e foi recebido por Renata, que organizou um almoço de confraternização entre o visitante e a família brasileira que o hospedará voluntariamente por duas semanas. Uma terceira família que já possui experiência na convivência com diferentes culturas também foi chamada para relatar sua experiência e dar apoio à família anfitriã.

Na primeira e na última semana do intercâmbio, Florentin ficará hospedado na casa da estudante Giulia Schaidt, do terceiro ano do curso Técnico em Petróleo e Gás do Campus Curitiba. De acordo com Renata, a intenção da Coordenadoria de Relações Internacionais é criar um programa de famílias anfitriãs, para que outros estudantes e servidores do IFPR possam ter a experiência de receber um estudante estrangeiro e conviver por determinado período com uma cultura diferente.

Nesta segunda-feira (20), em seu primeiro dia na semana de ambientação, que antecede as cinco semanas de estágio em Guaraqueçaba, Florentin afirmou estar se sentindo bem-vindo: “Fui muito bem recebido e espero aprender muito durante o estágio”.