Professor do Campus Colombo lança livro “As marcas do cárcere” – Instituto Federal do Paraná

Professor do Campus Colombo lança livro “As marcas do cárcere”

Publicado em

Segundo os autores, “o livro As Marcas do Cárcere trata do sistema prisional brasileiro, que é o terceiro maior do mundo e comporta três vezes mais presos do que a quantidade para a qual está projetado. São 715 mil pessoas no cárcere e não fazemos ideia de quem elas são, como vivem e com quais […]

Segundo os autores, “o livro As Marcas do Cárcere trata do sistema prisional brasileiro, que é o terceiro maior do mundo e comporta três vezes mais presos do que a quantidade para a qual está projetado. São 715 mil pessoas no cárcere e não fazemos ideia de quem elas são, como vivem e com quais marcas retornam para a sociedade. Do nosso conforto social, alimentamos a ilusão de que sabemos algo sobre a rotina dos presídios – e que bandido tem mais é que sofrer mesmo -, mas quando se entra no cárcere com um olhar atento, a realidade que se vê é muito diferente da imaginada. Durante meses, visitamos estabelecimentos prisionais do Rio Grande do Sul, nos quais fizemos entrevistas e fotografias com centenas de apenados. Muito além da intenção inicial de estudar as marcas (tatuagens, traumas, cicatrizes e doenças) nos corpos dos internos, fizemos um registro textual e fotográfico de histórias, experiências, rotinas e relações do ambiente carcerário e de seus personagens.”
 

    A análise e o desenho estatístico do projeto coube ao Prof. de Física do Campus Colombo, doutor em Estatística e também escritor Alysson Ramos Artuso, autor, entre outros, dos livros “A Poesia (R)Existe” (Escrituras, 2012), “Cordel das Cores” (iEA Editora, 2014), “Vestígios da Copa” (iEA Editora, 2014) e “Cárcere em imagem e texto” (Livraria do Advogado, 2015).
     

Topo