Professores do IFPR participam do 1º Encontro de Arte-Educadores dos IFs – Instituto Federal do Paraná

Professores do IFPR participam do 1º Encontro de Arte-Educadores dos IFs

Professores de Arte do IFPR participaram do 1º Encontro de Arte-Educadores dos IFs, realizado na Funarte, em São Paulo. Organizado pelo IFSP, o evento debateu experiências de Arte e Educação nos institutos federais e reuniu arte-educadores de todos os estados.

Durante o evento, realizado entre os dias 12 e 14 de maio, foram debatidas questões relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão em Arte e apresentadas práticas docentes elaboradas nos espaços dos IFs. Além disso, foi realizada uma plenária acerca dos desafios, avanços e demandas relacionadas à área com o intuito de construir relatório tecendo um panorama sobre a Arte-Educação nos institutos.

A professora Andrezza C. Moretti, do Campus Jaguariaíva do IFPR, atuou na comissão científica e na comissão organizadora do evento. Ela apresentou uma pesquisa – “Formação Docente e o Ensino da Arte em Jaguariaíva” – , mediou sessões de apresentações de trabalhos que discursaram sobre projetos de extensão e sua representatividade dentro do contexto da educação profissional e auxiliou na coordenação da plenária final.

A professora Katyuscia Sosnowski, do Campus Coronel Vivida, atuou na comissão científica do evento, apresentou trabalho – intitulado “Diálogos com a Comunidade: empoderando os artesãos de Coronel Vivida – e também mediou sessões de apresentações de trabalhos que versavam sobre projetos de extensão e sua representatividade dentro do contexto da educação profissional.

Também participaram do evento as professoras Camila Carpanezzi La Pastina, do Campus Colombo, Daniela Silvestrini, do Campus Capanema, Neusa de Fátima Fonseca, do Campus Palmas, Maressa de Oliveira Macedo, do Campus Irati, e os professores Jefferson Araújo Moraes, do Campus Pinhais, Luiz Ney Todero, do Campus Palmas, Everton Ribeiro e José Francisco Quaresma da Silva, do Campus Jacarezinho.

Os registros do evento e os anais serão disponibilizados digitalmente e todos terão acesso às discussões e deliberações finais dos participantes, que visam, prioritariamente, desenvolver e fortalecer a arte nos institutos federais de todo o Brasil.

Evento reúne Arte-Educadores dos Institutos Federais em São Paulo