Estudantes do IFPR participam da Mostra de Foguetes e da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica – Instituto Federal do Paraná

Estudantes de diferentes cursos e campi do IFPR participaram da 10ª Mostra Brasileira de Lançamento de Foguetes (Mobfog 2016) e também da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os eventos são promovidos pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Podem participar da OBA e da Mobfog desde alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até alunos do último ano do Ensino Médio. Ambos os eventos ocorrem dentro da própria escola e têm uma única fase. Os participantes recebem medalhas e certificados.

A OBA consiste na realização de uma prova. Já a Mobfog, que pôde ser realizada até sexta-feira (13), consiste no lançamento de foguetes de quatro tipos diferentes, que variam conforme o nível do aluno.

A ideia básica, em ambos os eventos, é que os estudantes testem seus conhecimentos em Física e Química, incentivando-os ao estudo da Astronáutica, Astronomia e disciplinas afins.

Os foguetes construídos para a Mobfog deveriam atender a parâmetros definidos nas regras da Mostra e foram construídos com garrafas PET. O combustível deveria ser uma mistura composta por vinagre e bicarbonato de sódio.

No Campus Paranaguá do IFPR, o lançamento foi realizado no dia 27 de abril. Veja fotos e o resultado no Facebook.

Em Capanema, o lançamento aconteceu no dia 29 de abril e, na última sexta (13), alunos da unidade participaram da OBA.

Em Telêmaco Borba, o lançamento foi realizado na última quarta-feira (11).  Veja fotos e o resultado da competição.

Em Umuarama, o evento ocorreu nos dias 12 e 13 de maio e contou com a participação de cerca de 25 equipes, dos cursos técnicos em Química, Informática e Edificações, na forma de oferta integrada ao Ensino Médio.

Estudantes de Coronel Vivida também participaram da Mobfog 2016, realizada na sexta-feira (13) na unidade.

No mesmo dia, sob a supervisão dos servidores e da equipe Rocket’s Team – campeã no ano de 2015, com o 5° lugar nacional e 2° entre todos os IFs – , estudantes do Campus Assis Chateaubriand também promoveram seu evento.

O Campus Pitanga não ficou de fora, contanto com a presença de alunos do 1° e do 2° anos do Curso Técnico em Cooperativismo Integrado ao Ensino Médio. Foram 20 equipes formadas pelos discentes e, informalmente, 3 equipes formadas por servidores do campus.

Saiba mais sobre a OBA e a Mobfog.