Encontro em Cuiabá reunirá gestores de Pesquisa e Inovação dos Institutos – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Encontro em Cuiabá reunirá gestores de Pesquisa e Inovação dos Institutos

Publicado em

Copiado!

Discutir boas práticas, o fomento e a gestão das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) no âmbito de atuação da Rede Federal. Esse é o objetivo do painel Encontro dos Núcleos de Inovação Tecnológica dos Institutos Federais – Programa Indutor da Capacidade de Gestão de PD&I, a ser realizado em 11 de maio, a partir das 11h, na programação do 10º Encontro Anual da Associação do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (10º Fortec), em Cuiabá, Mato Grosso. As inscrições já estão abertas.

O painel, organizado pelo Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Rede Federal (Nepi) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) tem, como público-alvo, gestores de pesquisa e inovação dos institutos federais e faz parte das ações da secretaria que visam ao fortalecimento da cultura de inovação nas instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Para o Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, professor Luciano de Oliveira Toledo, a agenda é estratégica. “Vejo o encontro como uma oportunidade para a troca de experiências, articulação para as ações em andamento e futuras iniciativas que tenham como objetivo o fortalecimento da atuação dos institutos federais no território, contribuindo, assim, para soluções de demandas da sociedade”, afirma.

Na coordenação do encontro, estarão os professores Paulo Henrique Azevedo Leão, Coordenador do Nepi, e Maria Gomes Lira, Assessora do Núcleo. Em pauta, o programa indutor para a atuação dos institutos federais em parceria com os arranjos produtivos locais. Também serão discutidos temas como o desenvolvimento de projetos, com foco na solução de problemas reais do setor produtivo, capacitação de recursos humanos e oferta de serviços tecnológicos, além do estímulo ao empreendedorismo inovador e à formação de redes de cooperação entre os institutos federais.

Para Luciano Toledo, a implantação de um modelo indutor de PD&I deve refletir-se na atuação dos institutos. “Esperamos que a ação contribua com o desenvolvimento da pesquisa aplicada, extensão tecnológica e desenvolvimento das ações de inovação nos institutos federais”, observou.

Sobre o Fortec

O evento é uma realização da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. O encontro reunirá especialistas nacionais e internacionais, além de representantes governamentais e empresários para compartilhar ideias e discutir questões referentes à inovação tecnológica do país. A décima reunião do Fórum será realizada de 10 a 13 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Mais informações na página do 10º Fortec.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Setec/MEC.

Topo