Cerimônia de inauguração do Campus Avançado Goioerê reforça a expansão da educação profissional no estado – Instituto Federal do Paraná

Nesta sexta-feira, às 11h da manhã, o Instituto Federal do Paraná, em parceria com a Prefeitura Municipal de Goioerê, realizou o ato solene de inauguração do Campus Avançado Goioerê. A unidade, que deu início neste ano a seu primeiro curso regular, o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, atende atualmente 110 estudantes.

“A inauguração do Campus Avançado Goioerê, além de representar um momento histórico para a microrregião, é também a realização de um projeto de educação da Rede Federal, que cria e amplia oportunidades de educação profissional e tecnológica”, afirmou o professor José Mateus Bido, Diretor-Geral da unidade, durante seu discurso na cerimônia. “É um espaço de formação humana, científica e tecnológica, que inclui socialmente os seus estudantes e que se abre à comunidade para ouvi-la na construção democrática de um processo educacional que atenda à identidade local, tanto pela formação, quanto pelo trabalho”, ressaltou.

O evento contou com a presença do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Feres, representando o Ministro de Estado da Educação, Aloísio Mercadante. “É notório que temos uma boa estrutura neste campus avançado, mas muito além da questão física, acredito que o que temos de valorizar é a capacidade que este espaço estabelece enquanto centro de ensino, de contato com a comunidade, para ajudar no próprio desenvolvimento”, disse o secretário, durante a coletiva de imprensa, ratificando que se trata de um espaço de qualidade para a educação. “É isso que o governo federal tem procurado priorizar, é isso que esta política dos institutos federais tem feito em todo o país, e aqui no Paraná não é diferente. Esta expansão é um processo de muito avanço, que permite que haja desenvolvimento tanto do estado como um todo quanto principalmente, com esta inauguração, da região de Goioerê. Esse é o nosso papel para o desenvolvimento da educação no país”, finalizou Marcelo.

O Campus Avançado Goioerê iniciou suas atividades em 18 de fevereiro de 2014. Naquele ano, foram ofertados cursos na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada), Pronatec e cursos técnicos a distância pela Diretoria de EaD do Instituto. Neste ano, o curso de Técnico em Informática tornou-se o primeiro curso regular da unidade, mantendo-se ainda a oferta de cursos FIC e EaD. A unidade administrativa do campus tem cerca de 2.727,10m² e atende atualmente 110 alunos. A inauguração do bloco administrativo em Goioerê é uma das muitas obras que em breve serão concluídas. “Quero enfatizar a importância dessa expansão para o Paraná, com a conclusão desta e de mais 17 novas obras que serão entregues nas próximas semanas”, afirmou o Reitor Pro tempore do IFPR, Elio de Almeida Cordeiro, em seu discurso. “É um momento muito especial, um momento de festa, com a entrega dessas obras”, complementou. De acordo com o Reitor Pro tempore, isso representa um grande impacto na oferta de novas vagas, promovendo a expansão da educação profissional no Paraná e, devido ao fato de os campi estarem distribuídos por todo o estado, levando oportunidades às pessoas que vivem em regiões mais afastadas.

“Neste momento, posso afirmar que o IFPR está sendo um dos maiores canteiros de obras de toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, pontua Rubens Felipe Ribeiro, Pró-Reitor de Administração do Instituto. “Trata-se de um grande e importante investimento que o MEC está fazendo ao atender nossas solicitações de expansão. Com isso, pode-se abrir novas turmas, abrir novos cursos, o que é importantíssimo para o nosso estado, para a população. São 18 novas obras no total, com os termos aditivos assinados. É um trabalho árduo desenvolvido pelo IFPR e por nossa pró-reitoria, por meio da Diretoria de Infraestrutura, cuja equipe de engenharia, em conjunto com membros dos campi, é responsável pela execução e pelas vistorias. Quero elogiar aqui o trabalho dessa equipe. É realmente um momento especial para o IFPR”, finaliza o Pró-Reitor.

Além do Reitor Pro Tempore, do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica e do Diretor-Geral do campus, compuseram a mesa diretiva do evento o Prefeito municipal de Goioerê, Luiz Roberto Costa, o Deputado Federal Zeca Dirceu e o Vice-Prefeito da cidade e representante da comissão de implantação do Campus Avançado Goioerê, José Torres da Silva. Após o descerramento da placa e o desenlace da fita inaugural do bloco administrativo, José Bido comemorou: “Hoje, dia 13 de novembro de 2015, comemoramos um grande salto para a qualidade de ensino, no âmbito da educação profissional, além de uma grande conquista dos estudantes do campus e de toda a comunidade aqui presente.”

O Instituto Federal do Paraná

Referência em educação profissional, tecnológica e científica, o Instituto Federal do Paraná é uma instituição pública federal de ensino reconhecida pelo compromisso com a educação e a transformação social. É voltado à educação superior, básica e profissional, especializado na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino. Atualmente, o IFPR atende mais de 23 mil estudantes nos cursos de modalidade presencial e a distância, oferecendo à comunidade paranaense mais de 110 cursos entre técnicos presenciais, técnicos a distância, cursos superiores e especializações presenciais e a distância.]]>