Quarta-feira é dia de Feira Agroecológica no Campus Paranaguá – Instituto Federal do Paraná

Quarta-feira é dia de Feira Agroecológica no Campus Paranaguá

Nesta quarta-feira (7), o Campus Paranaguá inaugura sua Feira Agroecológica. Semanalmente, das 08h às 14h, o campus vai receber produtores rurais do Acampamento José Lutzemberg, do município de Antonina (PR), que comercializarão produtos agroecológicos e agroflorestais, 100% livres de agrotóxicos.

As famílias do acampamento José Lutzemberg já fornecem alimentos orgânicos para a merenda escolar de Antonina, Morretes e Matinhos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Além de oferecer alimentos produzidos a partir de técnicas agroecológicas e agroflorestais, a feira vem com o objetivo de se estabelecer como um espaço de troca de conhecimentos, onde a comunidade do IFPR poderá ter contato direto com os produtores e conhecer a diversidade de produção da agricultura familiar agroecológica do litoral paranaense.

Para marcar a inauguração da Feira Agroecológica, o coral do IFPR fará uma apresentação às 12h50.

Para os interessados em participar, apenas um aviso: é preciso levar sua própria sacola para carregar os alimentos.

Projeto de extensão pretende estimular a produção agroecológica e o consumo crítico

A Feira Agroecológica é uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Produção de alimentos agroecológicos no litoral do Paraná e consumo crítico-saudável na comunidade IFPR Campus Paranaguá”. A atividade tem como objetivo fortalecer a agricultura agroecológica do litoral paranaense e se consolidar como um espaço de troca de saberes e de debates sobre a importância do consumo crítico saudável. O projeto está em atividade desde 2014 e é coordenado pela professora Aline Miranda Barbosa.

A feira irá contribuir com o debate acerca da problemática referente ao uso de agrotóxicos na produção de alimentos no Brasil e suas implicações para a saúde humana. Ao mesmo tempo, mostrará alternativas a esse modelo, valorizando as experiências locais e mostrando a viabilidade da produção de alimentos saudáveis através da produção agroecológica e organização social.]]>