Processo Seletivo IFPR 2016: últimos dias para solicitar a isenção da taxa de inscrição – Instituto Federal do Paraná

Os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição para concorrer a uma das 4.755 vagas ofertadas pelo Processo Seletivo IFPR 2016 devem ficar atentos, já que o prazo se encerra na próxima semana, dia 02 de outubro.

O pedido de isenção da taxa deve ser apresentado exclusivamente no campus que oferta o curso para o qual o candidato concorre à vaga, mediante o preenchimento do Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição, constante do Anexo III dos editais, acompanhado de documentação comprobatória, documento de identificação com foto e boleto bancário gerado no ato de inscrição no curso pretendido.

Poderá ser concedida isenção da taxa ao candidato que provar não ter condições para pagar o valor, mediante inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, conforme Decreto 6.135 de 26 de junho de 2007, ou para o candidato que comprovar cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional, além de ter cursado o Ensino Médio (candidatos para Curso Superior) ou o Ensino Fundamental (para candidatos de Nível Médio) completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada, conforme os incisos I e II do parágrafo único do artigo 1º da Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013.

A seção “Das Isenções” dos editais do Processo Seletivo explica detalhadamente todo o processo para a solicitação. Os editais devem ser lidos na íntegra.

São ofertadas 3.500 vagas para Cursos Técnicos e 1.255 para Cursos Superiores em 43 Cursos Técnicos de Nível Médio e 20 Cursos de Nível Superior gratuitos.

As inscrições poderão ser realizadas até as 23h59 do dia 20 de outubro de 2015. O valor da taxa é de R$ 60,00. Elas são realizadas pela internet, no portal da Funtef, responsável pela organização do processo, ou no portal do Núcleo de Processos Seletivos (Naps) do IFPR, mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição, da escolha da língua estrangeira e do Questionário Socioeconômico.

Os cursos são oferecidos em 24 campi do IFPR, situados nas cidades de Assis Chateaubriand, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Quedas do Iguaçu, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

A aplicação das provas será realizada simultaneamente nos campi onde os cursos são ofertados, em uma única fase, no dia 29 de novembro de 2015.

Editais

Os Editais IFPR nº 20/2015 e nº 21/2015, que regem o Processo Seletivo IFPR 2016, estão disponíveis para consulta no endereço https://200.17.98.44/naps/processo-seletivo-2016/.

Em caso de dúvidas, o candidato poderá entrar em contato através do e-mail processoseletivo@ifpr.edu.br.

Para mais informações, acesse a página da Funtefpr, organizadora do Processo Seletivo IFPR 2016.