Eventos que antecedem IV Se²pin aquecem estudantes e promovem reconhecimento dos trabalhos locais – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Eventos que antecedem IV Se²pin aquecem estudantes e promovem reconhecimento dos trabalhos locais

Publicado em

Copiado!

Entre os meses de agosto e setembro, diversos campi do IFPR realizam eventos locais para movimentar estudantes e servidores em prol da pesquisa, extensão e inovação em suas unidades e também para selecionar os trabalhos para o IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (IV Se²pin). O Se²pin tem por objetivo promover o encontro de pesquisadores e extensionistas de toda a instituição, possibilitando e estimulando a divulgação de seus trabalhos e a troca de experiências.

Para Larissa Mellinger, Diretora de Extensão e Políticas de Inclusão da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi), a programação pré-Se²pin é de grande relevância institucional. “Os eventos realizados pelos campi geram essa dinâmica local e fortalecem como um todo a política institucional relacionada à pesquisa, extensão e inovação, fomentando, dando maior visibilidade, fortalecendo as ações de cada unidade para que elas sempre estejam acontecendo; com isso, contribuem para a proposta de formação integral e cidadã do estudante, aliada ao ensino”, afirma a diretora.

Pré-Se²pin nos campi

Em Jaguariaíva, o evento, intitulado “I IFTech: iluminando Jaguariaíva”, começou na segunda-feira (24), com abertura realizada no Cine Teatro Valéria Luercy. Durante a cerimônia, o público pôde conferir a exposição Autorretrato, montada pelos alunos do Curso Técnico em Biotecnologia do campus, e a entrega de certificados aos vencedores do concurso que definiu a logo do evento. Para a Mostra IFtech, foram submetidos e aprovados 61 trabalhos elaborados por alunos, professores, técnicos administrativos e pesquisadores da unidade, dos cursos de extensão, Educação a Distância (EaD) e das instituições de ensino parceiras do Campus Jaguariaíva. As apresentações acontecem até o dia 29, nas dependências da unidade.

Em Coronel Vivida, entre os dias 25 e 27 de agosto, está programado o I Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (I Sepei), que tem por objetivo propiciar um espaço de troca de experiências através do estímulo e divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos docentes e discentes. Os dias de atividade contarão com palestra, apresentação de protótipos, pôsteres e atrações culturais.

No Campus Curitiba, entre os dias 26 e 28 de agosto, serão realizadas a V Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica do IFPR e a III Feira de Inovação Tecnológica (III IFTech), com o tema “Luz, Ensino, Pesquisa, Extensão e Ação”. O tema é baseado em uma iniciativa mundial para destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (International Year of Light and Light-based Technologies – IYL).

Os eventos, realizados de forma conjunta, constituem um espaço privilegiado de valorização dos trabalhos de pesquisa, extensão e inovação desenvolvidos no campus, incentivando a participação e engajamento dos estudantes e professores. A programação conjuga palestras, apresentação de trabalhos orais, protótipos e pôsteres, apresentações artísticas e culturais e também rodas de conversa com estudantes egressos dos cursos técnicos integrados e subsequentes e dos cursos superiores. Ambos estão sendo organizados com apoio dos estudantes do Curso Técnico em Eventos e do Grêmio Estudantil. Dessa forma, procurou-se evidenciar o envolvimento da comunidade acadêmica do Campus Curitiba em todo o processo de construção.

Nos dias 27 e 28 de agosto, o Campus Capanema realizará seu I Seminário de Iniciação Científica de Capanema (Siccap) e sua I Mostra Científica do Curso Técnico em Cooperativismo. Os participantes apreciarão a exposição dos trabalhos realizados pela primeira turma do Curso Técnico em Cooperativismo e também poderão participar de palestras sobre a produção científica e seu fomento. Além disso, serão dois dias permeados de atividades culturais que contarão com o dinamismo e a criatividade dos estudantes.

Os dias 27 e 28 também serão de programação intensa no Campus Pinhais que, em parceria com o Centro de Empreendedorismo e Artesanato de Pinhais (Ceart), realizará sua I Semana Científica, reunindo também a I Semana de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, a I Mostra de Produção Científica e a I Mostra de Cursos. Os presentes contarão com palestras dos professores, apresentação dos projetos desenvolvidos no campus e produções culturais.

Entre os dias 28 e 29 de agosto, é a vez de o Campus União da Vitória realizar a 1ª Mostra de Inovação, Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura (1ª Mipeec) e a Mostra de Cursos, eventos que contarão com apresentação dos resultados de projetos de pesquisa e extensão, atividades didáticas e apresentações culturais. Eles acontecerão no Centro de Convivência da Terceira Idade Jairo Luiz Durek, localizado no Bairro Panorama, Distrito de São Cristóvão, na sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 8h às 16h.

No mês de setembro, outros campi realizarão sua programação. No Campus Avançado Goioerê, no dia 1º de setembro, serão realizadas a Mostra de Cursos e a IFTech. Também no dia 1º, o Campus Paranaguá promoverá sua II IFTech, que faz parte da programação da 1ª Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral (Seme²pi 2015), nas dependências do campus, nos turnos da tarde e noite. Serão expostos 15 protótipos, que apresentarão desde soluções inovadoras sustentáveis a aplicativos de monitoramento de fauna marinha. Em Pitanga, no dia 09, acontecerá o 1º Encontro Científico de Inovação, Pesquisa e extensão (1º Ecipe), o qual contará com palestra do Professor Marcelo Ferreira da Silva (UTFPR), que falará sobre a importância da Iniciação Científica. Após a palestra, os estudantes apresentarão seus trabalhos em formato de banner. No Campus Colombo, ocorrerá entre os dias 09 e 10 a I Mostra de Extensão, Pesquisa e Inovação (Mepi). A logomarca do evento foi desenvolvida pelo estudante Lucas Mateus Cavalli, que com ela venceu um concurso promovido no mês de agosto pela unidade. Em Paranavaí, nos dias 15 e 16, acontecerá o I Simpósio de Inovação, Pesquisa e Extensão (I Sinpe), que contará com palestras nas áreas de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão e também com a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e servidores da unidade. Simultaneamente, ocorrerá a III IFTech, com exposições de protótipos inovadores. No Campus Campo Largo, o evento será realizado entre os dias 16 e 18. O dia 16 também será de pré-Se²pin no Campus Avançado Astorga, e no Campus Londrina ocorrerá no dia 17. Em ambas as unidades, será realizada simultaneamente a Mostra de Cursos. Já no Campus Assis Chateaubriand, o I Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação (I Sepiac), cuja organização se encontra em fase final, está previsto para a terceira semana de setembro.

O Campus Avançado Barracão, por sua vez, já realizou seu pré-Se²pin, no dia 14 de agosto, o qual contou com apresentações dos projetos que estão em andamento na unidade. Os alunos bolsistas e os voluntários participantes dos trabalhos puderam relatar e demonstrar as atividades desenvolvidas até o momento.

Conforme Larissa Mellinger, “todas essas iniciativas contribuem para a perspectiva de formação integral do estudante nas diferentes áreas, sempre dando esse viés da pesquisa, extensão e inovação, integradas ao ensino. A ideia, enfim, é dar mais visibilidade e fortalecer a política institucional”.

A COM quer saber!

Seu campus também realizou ou tem data certa para realizar eventos pré-Se²pin e não foi mencionado? Conte para nós no e-mail comunicacao@ifpr.edu.br, para que possamos atualizar a matéria.]]>

Topo