Projetos de extensão do IFPR conquistam o selo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Instituto Federal do Paraná

Na noite de quinta-feira (20), no Campus da Indústria, do Sistema Fiep, em Curitiba, houve a entrega da 5ª edição do selo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Ao todo, 187 instituições e empresas foram premiadas, entre elas o Instituto Federal do Paraná, com 3 projetos de extensão.

Os projetos do IFPR premiados foram os seguintes: “Projeto Currais – Análise integrada das características ecológicas e formas de uso do Arquipélago de Currais”, do Campus Paranaguá, “Ações integradas para promoção da produção de leite em sistemas sustentáveis”, do Campus Ivaiporã, e “Desenvolvimento de oficinas de robótica educacional para professores das escolas da cidade de Curitiba”, do Campus Curitiba.

Com início no ano de 2012, o “Projeto Currais – Análise integrada das características ecológicas e formas de uso do Arquipélago de Currais”, coordenado pelo Professor Allan Krelling, do Campus Paranaguá, é realizado no litoral do Paraná, incluindo ambientes terrestre, costeiro e marinho e atende pescadores artesanais, gestores ambientais locais, pescadores esportivos, mergulhadores recreativos, além da comunidade acadêmica.

Realizado em parceria com a Associação MarBrasil e o Centro de Estudos do Mar, da UFPR, o projeto segue três linhas de atuação: a primeira contempla estudos sobre a biodiversidade local; a segunda abrange as atividades de pesca realizadas na região; já a terceira engloba as atividades de gestão, sendo discutidas, com os principais usuários do arquipélago, as possíveis ferramentas de gestão para a região.

A Diretora de Extensão e Políticas de Inclusão da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi), Larissa Mellinger, representou o professor na entrega do selo.

De Ivaiporã, “Ações integradas para promoção da produção de leite em sistemas sustentáveis”, coordenado pela Professora Gisele Mouro, também recebeu o selo.  Abrangendo a produção de alimentos e a agricultura familiar, o projeto atende cerca de 400 pessoas, entre agricultores familiares, a juventude da área rural, estudantes do curso Técnico em Agroecologia, agentes da extensão rural, docentes de escolas técnicas e consumidores.

As atividades tiveram início em março de 2014, englobando três objetivos: promover o acesso do agricultor a conceitos que promovam a construção de sistemas de produção de leite mais sustentáveis, através de ações que englobam o ensino, a pesquisa e a extensão; contribuir com a formação integral do estudante, aproximando-o do setor produtivo, da sociedade e da comunidade científica; e viabilizar sistemas que produzam leite livre de resíduos e agrotóxicos, promovam a geração de renda no campo, conservem os recursos naturais e preservem a história dos agricultores da região.

Para receber a certificação estiveram presentes Elma Teixeira, formada no curso Técnico em Agroecologia, Layla de Oliveira (bolsista de extensão do projeto em 2014) e Jéssica da Silva (atual bolsista de extensão do projeto), ambas atuais estudantes do curso de Agroecologia.

O terceiro selo veio para o Campus Curitiba, com o projeto “Desenvolvimento de oficinas de robótica educacional pra professores das escolas da cidade de Curitiba”, do Professor Marlon Vaz. Ele teve início em abril de 2015, abrangendo escolas públicas, conforme convênio com a Prefeitura Municipal de Curitiba, e alunos dos cursos técnicos integrados do IFPR.

Os trabalhos, desenvolvidos diariamente com os alunos do Instituto  e uma vez por mês com alunos e docentes das escolas externas participantes do projeto , têm por objetivo promover a robótica como ferramenta educacional. Através da desmistificação de disciplinas como Matemática, Física e Programação, os alunos aprendem novas habilidades, tentando solucionar problemas inerentes às olimpíadas do conhecimento. Nesse sentido, os valores são aplicados à Robótica por meio de competições como a Olimpíada Brasileira de Robótica, a First Lego League e a Competição Brasileira de Robótica. Entre os docentes, a prática pode ser disseminada para ser aplicada em sala de aula.

A Diretora Larissa Mellinger representou também o Professor Marlon Vaz na entrega do certificado.

O selo ODM é uma iniciativa do Sesi/PR e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos Paraná para reconhecer as empresas e instituições que realizam projetos em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. ]]>