Câmpus do IFPR ficam entre os melhores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – Instituto Federal do Paraná

Câmpus do IFPR ficam entre os melhores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última quarta-feira (5), o desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014.

Reconhecido pelo compromisso com a educação e a transformação social, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) foi destaque em todo o estado, alcançando as primeiras posições entre as melhores escolas no Enem em várias cidades do Paraná.

Mais de 15 mil escolas de todo o Brasil tiveram seus resultados divulgados, englobando 1.295.954 estudantes. A lista considera a média das provas objetivas – Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Uma das inovações presentes nos resultados divulgados neste ano é o indicador de permanência na escola, que mostra se o estudante cursou total ou parcialmente o ensino médio no mesmo estabelecimento de ensino. Outra novidade é a inclusão das taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono), levantadas pelo Censo Escolar da Educação Básica e disponíveis no portal do Inep.

Confira os destaques do IFPR:

Câmpus Curitiba

Entre as unidades do IFPR, um dos destaques foi o Câmpus Curitiba. Calculando-se a média obtida nas provas objetivas, o câmpus encontra-se entre as 10 melhores escolas públicas do Paraná e a terceira melhor escola pública de Curitiba. Seus alunos se destacaram nas áreas de Redação, com média de 663,76, e Matemática, com média de 645,67. O professor Adriano William da Silva ressalta que a nota dos estudantes da referida unidade aumentou em relação ao enem 2013 em 4 áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Redação.

Câmpus Foz do Iguaçu

O Câmpus Foz do Iguaçu conquistou o 1º lugar no Enem 2014 entre as escolas públicas do município, sendo o 3º colocado entre as escolas municipais de forma geral.

Câmpus Ivaiporã

O Câmpus Ivaiporã conquistou o 3º lugar na média final entre as escolas públicas e privadas do município, além de ter obtido o 1º lugar nas médias de Redação e Ciências Humanas.

Câmpus Jacarezinho

O Câmpus Jacarezinho conquistou o 1º lugar no Enem entre as instituições que ofertam ensino médio no município, incluindo escolas públicas e privadas. No indicador de permanência na escola, o Câmpus Jacarezinho também alcançou um ótimo desempenho, figurando na avaliação “80% ou mais”.

Câmpus Londrina

Primeiro lugar entre as escolas públicas do município no Enem 2014, o Câmpus Londrina destacou-se na área de Matemática, com média de 608,75.

Câmpus Paranaguá

O Câmpus Paranaguá alcançou a 2ª posição entre as escolas públicas e privadas no município, destacando-se na área de Ciências Humanas, com média de 623,56.

Câmpus Paranavaí

Segundo lugar entre as escolas públicas e privadas do município, o Câmpus Paranavaí obteve o primeiro lugar do município na área de Matemática, com a pontuação 576,47.

Câmpus Telêmaco Borba

Assim como o Câmpus Jacarezinho, o Câmpus Telêmaco Borba conquistou o 1º lugar no Enem entre as instituições que ofertam ensino médio no município, incluindo escolas públicas e privadas.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, que avalia o desempenho escolar do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados brasileiros. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, cerca de 500 instituições, incluindo universidades e institutos, já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular. A cada ano, o IFPR oferta um percentual de vagas para o Sisu em seu processo seletivo.

Uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em 2015, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro.

Consulte a lista completa]]>