Equipes do IFPR conquistam primeiros lugares e garantem presença na etapa nacional da OBR – Instituto Federal do Paraná

Equipes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) conquistaram os três primeiros lugares na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada no último sábado (25), em Curitiba.

As provas tiveram início às 8h, no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná. Participaram da competição 14 equipes de Nível Fundamental e 33 de Nível Médio – destas, 19 eram do IFPR.

Na ocasião, foram realizadas as provas eliminatórias, que classificaram as equipes Hakuna Matata do Câmpus Curitiba e No Name do Câmpus Londrina para a etapa nacional, a ser realizada entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2015, em Uberlândia (MG).

A etapa estadual da OBR tem a coordenação do professor Marcos Laureano, do Câmpus Curitiba.

Resultado da Olimpíada Brasileira de Robótica – etapa estadual:

1º Lugar:  Hakuna Matata – IFPR Câmpus Curitiba

2º Lugar: No Name – IFPR Câmpus Londrina

3º Lugar: Tars – IFPR Câmpus Curitiba

OBR

A OBR possui duas modalidades – a prática e a teórica – que procuram adequar-se tanto ao público que não tem conhecimento sobre robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. A competição tem por objetivo de despertar nos jovens o interesse pelas carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. “No caso do IFPR, A OBR permite que a instituição atinja a sua razão de existir, ao utilizar a robótica como ferramenta educacional interdisciplinar ou auxiliar na formação dos seus alunos”, avalia o professor Marcos Laureano.

Em 2014, uma equipe do IFPR, composta por estudantes do Câmpus Londrina, foi classificada para a etapa nacional.

Olimpíada de Robótica no IFPR

Com o intuito de preparar as equipes que participam da Olimpíada Brasileira de Robótica, o IFPR realiza a Olimpíada IFPR de Robótica. Em 2015, a segunda edição do evento reuniu 150 estudantes dos câmpus de Curitiba, Irati, Jacarezinho, Londrina, Telêmaco Borba e Umuarama em uma etapa estadual, nos dias 12 e 13 de julho, em Jacarezinho. As equipes foram selecionadas em etapas locais, realizadas no mês de maio em 10 câmpus do IFPR.

O evento segue os moldes da Olimpíada Brasileira de Robótica. “O objetivo geral que tem sido estabelecido para as olimpíadas de robótica passa por isto: integrar, de uma maneira mais intensa, o conjunto de ideias, de disciplinas que eles têm na grade curricular do curso por meio desses projetos; é um projeto de integração, que faz com que haja uma maior proximidade entre os estudantes para o desenvolvimento do espírito de equipe. De certa forma, eles desenvolvem até um espírito empreendedor”, afirma o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, professor Ezequiel Burkarter.

As equipes classificadas nas Olimpíadas de Robótica selecionadas para participar do IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se2pin) são:

1º. Lugar da OBR Estadual: Hakuna Matata – IFPR Câmpus Curitiba
2º. Lugar da OBR Estadual: No Name – IFPR Câmpus Londrina
3º. Lugar da OBR Estadual: Tars – IFPR Câmpus Curitiba
1º. Lugar da Olimpíada IFPR de Robótica de Irati: Ninjas de Pijama – IFPR Câmpus Jacarezinho
3º. Lugar da Olimpíada IFPR de Robótica de Irati: Engenheiros do Pinhão – IFPR Câmpus Irati

Para mais informações, acesse a página da Olimpíada Brasileira de Robótica]]>