Campus Pitanga participa da X Mostra Brasileira de Foguetes – Instituto Federal do Paraná

Campus Pitanga participa da X Mostra Brasileira de Foguetes

Publicado em

Campus Pitanga participa da X Mostra Brasileira de Foguetes

Campus Pitanga participa da X Mostra Brasileira de Foguetes

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é um evento anualmente e aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Essa mostra, que em 2016 chegou em sua 10° edição, faz parte das atividades propostas pela organização da OBA. Podem participar desse evento alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio que são distribuídos em 4 diferentes níveis.

O IFPR foi representado pelos alunos do 1°ano e 2° ano do curso técnico integrado em Cooperativismo. Participaram da mostra 20 equipes formadas pelos discentes e, informalmente, 3 equipes formadas por servidores do campus. Os alunos lançaram foguetes confecionados com garrafas pet e utilizaram vinagre e bicarbonato de sódio como combustível conforme previsto no regulamento da MOBFOG para alunos do ensino médio. Cada equipe participante realizou seu lançamento, sendo que o foguete lançado pelo estudante Daniel Lima do 1° ano atingiu a marca de 122m.

Além dos momentos de descontração e integração entre estudantes e servidores, os discentes tiveram contato com temas que futuramente serão estudados em sala de aula, por exemplo, lançamento de projéteis e reações químicas. O IFPR – Campus Pitanga recentemente foi contemplado com recursos do edital 09/2016 para a realização da I Mostra IFPR de lançamento de foguetes, dessa forma, os estudantes terão uma nova oportunidade para realizar lançamentos de foguetes ainda nesse ano.

Topo