Alunos criam cartilha para o Projeto de Extensão “Treinamento de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para Pequenos Produtores da Cidade de Colombo (PR)” – Instituto Federal do Paraná

Alunos criam cartilha para o Projeto de Extensão “Treinamento de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para Pequenos Produtores da Cidade de Colombo (PR)”

Publicado em

Projeto de Extensão “Treinamento de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para Pequenos Produtores da Cidade de Colombo (PR)” Coordenadores: Michele Rosset e Carolina Mongruel Eleutério dos Santos. Alunos bolsistas: João Miguel França Corcovado, Kauan Batista Da Silva O treinamento de manipuladores de alimentos é de fundamental importância em todos os estabelecimentos da área, seja indústria […]

Projeto de Extensão “Treinamento de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para Pequenos Produtores da Cidade de Colombo (PR)”

Coordenadores: Michele Rosset e Carolina Mongruel Eleutério dos Santos.

Alunos bolsistas: João Miguel França Corcovado, Kauan Batista Da Silva

O treinamento de manipuladores de alimentos é de fundamental importância em todos os estabelecimentos da área, seja indústria ou serviços de alimentação. Todas as pessoas que trabalham com manipulação de alimentos devem ser informadas e conscientizadas sobre seu papel na proteção do alimento contra a contaminação e a deterioração, antes de iniciar suas atividades nos estabelecimentos produtores de alimentos. A execução do projeto visou atender a necessidade dos profissionais que atuam nos estabelecimentos produtores e/ou fornecedores de alimentos, orientando-os às regras e legislações vigentes.
O Treinamento de Boas Práticas de Fabricação na Produção de Alimentos proposto pelo projeto foi ofertado no IFPR Campus Colombo, com carga horária de 20 (vinte) horas, distribuídas ao longo dos meses de setembro e outubro de 2015. Durante as aulas foram abordados temas como Composição Básica dos Alimentos, Legislação de Boas Práticas de Fabricação, Noções de Microbiologia de Alimentos e Doenças Transmitidas por Alimentos, Boas Práticas de Fabricação, Higiene e Sanitização e Programas de Qualidade em Serviços de Alimentação.
Ao concluírem o curso, os participantes receberam Certificado e um CD com o material didático utilizado durante o treinamento. Através desta ação, foi possível promover maior incentivo à produção, fornecimento e consumo de alimentos seguros, ao atendimento da legislação vigente além de estreitar laços entre o Instituto Federal do Paraná e a comunidade. Ao final, foram certificados 29 alunos da região metropolitana de Curitiba (Colombo, Campina Grande do Sul, Piraquara, Pinhais, Almirante Tamandaré e Bocaíuva do Sul).
Após o Curso, os estudantes bolsistas se dedicaram na elaboração de uma Cartilha de Boas Práticas de Fabricação na Manipulação de Alimentos, a partir dos conhecimentos adquiridos durante o projeto, caracterizando a etapa final do projeto para o ano de 2015.

Topo