Campus Pitanga lança projeto de Música – Instituto Federal do Paraná

Campus Pitanga lança projeto de Música

Publicado em

Campus Pitanga lança projeto de Música

O Campus Pitanga recentemente deu início a um projeto de música direcionado aos seus alunos. O projeto foi elaborado e vem sendo desenvolvido graças à colaboração do professor José Renato, músico e professor de Física no Campus Telêmaco Borba. O projeto tem como objetivo fornecer conhecimentos teóricos e práticos aos alunos visando à formação de uma banda que possa se apresentar em eventos do Instituto e para comunidade.

Dentre os diversos benefícios que a música pode trazer para os alunos, o professor cita o papel primordial na formação cultural e na socialização, além de disciplinar e instigar o pensamento crítico; cultivar o respeito entre colegas com o trabalho em equipe, gerando comprometimento mútuo.

No momento o projeto conta com a participação de quatro alunos, que já tocavam algum instrumento musical. Alunos e professor se reúnem uma vez por semana para ensaiarem aprimorando seus conhecimentos musicais. A cada encontro são selecionadas novas músicas priorizando aquelas que possuem letras com contexto social. O projeto versará ainda sobre um contexto interdisciplinar, contará com a participação de diversos professores do campus, de diferentes disciplinas, em inglês serão trabalhadas as letras das músicas neste idioma, conteúdos como ondas sonoras, são estudados em física, relação entre fração e notas musicais poderá ser estudada em matemática; o funcionamento do sistema auditivo em biologia e em história, a história da música. Com isso pretende-se incluir a música no cotidiano dos trabalhos escolares possibilitando aos alunos diferentes modos de aprendizagem que possam auxiliar na melhoria do desempenho.

Topo