Campus Umuarama e Coronel Vivida são campeões na X Jornada Nacional de Foguetes – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Campus Umuarama e Coronel Vivida são campeões na X Jornada Nacional de Foguetes

Publicado em

Copiado!

A dupla de estudantes do Campus Umuarama conquistou o 1º lugar na X Jornada Nacional de Foguetes, realizada de 04 a 07 de novembro em Barra do Piraí (RJ). A equipe do Campus Coronel Vivida fez excelente participação e conquistou o 2º lugar na competição.

Campus Umuarama é Tricampeão

A dupla Tricampeã de Umuarama, composta pelos alunos João Victor Chiquito e Arthur Rorato contou com a coordenação do professor do IFPR, José Adolfo Mota de Almeida.

Segundo Adolfo, a competição de lançamento de foguetes é realizada em duas etapas, sendo que a primeira aconteceu no Instituto, e as equipes vencedoras dessa etapa viajaram até Barra do Piraí para disputar o campeonato nacional.

“As equipes que conseguiram um alcance superior a 200 metros receberam troféu e medalha de ouro. Ao todo, 49 equipes participaram do evento e os nossos alunos conseguiram um alcance de 258,8 metros. Vale ressaltar que, durante a classificação na competição interna, os mesmos alunos conseguiram um alcance de 343 metros, ou seja, 10 metros acima do recorde nacional atual que é de 333 metros,” exalta o professor.

Para Adolfo, no próximo ano a expectativa é melhorar a base de lançamento e tentar bater o recorde brasileiro durante a competição nacional. Veja o depoimento da dupla campeã em vídeo.

Campus Coronel Vivida e a realização de um sonho

A equipe Vice-Campeã de Coronel Vivida, formada pelos estudantes Ellyan Tiago Fin, Gabriel Nazari e Gabriel Fornari de Lima contou com a coordenação do professor Paulo de Oliveira Fortes Júnior, que conquistou o 1º lugar na competição de Lançamento de Foguetes entre os professores na Jornada Nacional de Foguetes.

Segundo Paulo, as conquistas do Campus Coronel Vivida premiaram o empenho e dedicação dos estudantes ao longo dos meses de preparação para a Jornada. “Espero que estas conquistas sejam um estímulo ainda maior para o desenvolvimento sócio-intelectual dos estudantes, motivando-os a sempre melhorar. O compromisso que eles assumiram em socializar os conhecimentos e experiências adquiridas me chamou muito a atenção. Demonstram responsabilidade muito grande,” destaca.

Para o estudante Elly Tiago Fin, a competição permitiu conhecer pessoas de diversos lugares do Brasil e trocar várias experiências em busca de aprimoramento. “A competição foi bastante organizada e com ótimas palestras e atividades. O espaço onde ocorreu o evento era bastante amplo e permitiu que todas as atividades fossem plenamente desenvolvidas. A conquista foi bastante valiosa, já que trabalhamos muito para conseguir participar do evento. Esperamos voltar no próximo ano e melhorar esta colocação.”

Sobre a sua vitória na competição de Lançamento de Foguetes entre professores, Paulo explica que a competição envolveu 27 professores, chamados de líderes das equipes. “Primeiramente participamos de uma oficina de construção de mini foguetes na qual cada professor construiu o seu. No dia seguinte, antes do lançamento dos foguetes do estudantes, os professores fizeram seus lançamentos. São foguetes bastante simples, construídos com materiais de fácil acesso. No momento do lançamento obtive a marca de 148,90 metros, ficando, desta maneira, em primeiro lugar. O resultado só foi divulgado no último dia do evento e a premiação para os primeiros lugares foi entregue pelo astronauta Marcos Pontes”, afirma.

Para os próximos anos, a equipe de Coronel Vivida planeja oferecer oficinas de construção de foguetes para a comunidade estudantil e projetos na área, além de aprimorar o foguete desenvolvido.

De acordo com Paulo, o apoio da Diretoria de Assistência Estudantil (Daes) e das Pró-Reitorias do Instituto foi fundamental para que conquistassem estas vitórias. “O IFPR permitiu que realizássemos um grande sonho”.

Mais informações estão disponíveis na página da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Topo