Início notícias principal 2º Seminário do ProfEPT inicia com servidores de 36 instituições do país

2º Seminário do ProfEPT inicia com servidores de 36 instituições do país

Cerca de 250 servidores participam, até sexta-feira (27), do 2º Seminário de Alinhamento Conceitual do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT). O encontro faz parte do projeto de formação continuada da equipe do programa, que, além dos presenciais, conta também com cursos a distância.

“Temos um corpo docente muito diversificado em termo de formação, que é típico da formação profissional e tecnológica. Pensando nisso criamos um projeto que pudesse alinhar conceitualmente os professores. Não que queiramos que todos pensem e hajam da mesma maneira, mas como o programa é único, precisamos minimamente de alguns encaminhamentos em comum”, destaca Rony Freitas, docente do Instituto Federal do Espírito Santos e coordenador-geral do mestrado.

A ocasião é o momento de troca de experiências entre docentes de todo país, já que o evento conta com a presença de 36 instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.

O evento acontece em paralelo ao VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), que acontece em Pinhais desde o dia 23 de outubro. “A essência da educação profissional e tecnológica passa por aquilo que fazemos de melhor: o ensino médio integrado. Presenciar a participação dos jovens em processo de formação humana e acadêmica, para nós, é importante para alinhar com aquilo que acreditamos para o programa de mestrado”, afirma Rony.

A programação iniciou na segunda-feira (23) com a reunião do Comitê Gestor e da Comissão Acadêmica Nacional, enquanto os Coordenadores de Curso se reuniram no dia seguinte.

Abertura

A abertura do evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (25) no VI Se²pin. A mesa de abertura contou com a presença do reitor pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, do pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Marcelo Estevam, do coordenador regional do ProfEPT, Leandro Pinto, do coordenador-geral do ProfEPT, Rony Freitas, da coordenadora acadêmica nacional, Cristhianny Bento Barreiro, e do coordenador do Fórum de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Conif (Forpog), José Pinheiro de Queiroz Neto.

Zanatta ressaltou que o evento é um marco para a instituição e para a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: “precisamos continuar nos organizando para ficarmos cada vez mais fortes e sólidos”.

Em seguida, o QuartIF, grupo de cordas do IFPR, tocou em uma apresentação cultural. A ocasião seguiu com uma mesa-redonda com Dante Henrique Moura, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Marise Ramos da Fiocruz e Domingos Leite Lima Filho, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

ProfEPT

O ProfEPT conta atualmente com 18 institutos federais que participam desde 2016, além de 17 novos IFs e o Colégio Pedro II, os quais aderiram este ano. No IFPR são 12 professores e 26 mestrandos. Cada IF tem professores e cerca de 24 estudantes, escolhidos por meio de processo de seleção que destinou 50% das vagas para servidores da rede federal e o restante para ampla concorrência.