Profuncionário leva cursos do IFPR a cinco mil servidores de escolas públicas – Instituto Federal do Paraná

Profuncionário leva cursos do IFPR a cinco mil servidores de escolas públicas

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) deu início nesta segunda-feira (21) a quatro novos cursos técnicos voltados exclusivamente à formação, em uma primeira etapa, de cinco mil servidores de escolas públicas. A aula inaugural foi transmitida via satélite de Curitiba para matriculados em oito estados da Federação. “Essa iniciativa faz parte do programa Profuncionário, que é um esforço do Governo Federal para prover os estados e municípios de pessoal técnico especializado nas escolas”, explicou o reitor do IFPR, Irineu Colombo.

Os novos cursos técnicos, públicos e gratuitos, oferecidos pelo IFPR são: Multimeios Didáticos, Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar e Secretaria Escolar. “Quatro áreas extremamente importantes para o bom funcionamento da escola”, afirmou Flávio Arns, vice-governador do Paraná e secretário de estado da Educação, que participou da aula inaugural. Arns destacou a parceria estabelecida no Profuncionário entre o MEC, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e secretarias estaduais e municipais. “O que nos une é a busca permanente da qualidade na educação”, disse o vice-governador.

De acordo com o professor José Carlos Ciccarino, diretor geral de Educação a Distância do IFPR, o decreto 7.415 de dezembro de 2010 instituiu a política nacional de formação dos profissionais de educação básica. “Este decreto valoriza o trabalho dos funcionários das escolas, por meio de uma formação técnica de qualidade em cursos com duração de 1200 horas”, observou.

São parceiros do IFPR nesta iniciativa os Institutos Federais do Acre, Baiano, de Rondônia, do Piauí, Sul Riograndense, Sul de Minas e Norte de Minas.

De Porto Velho, via satélite, o professor Raimundo Vicente Jimenez, reitor do Instituto Federal de Rondônia, participou ao vivo da aula inaugural e revelou que, somente em seu estado, serão mil alunos em seis polos. “Os servidores que atuam nas escolas também fazem parte do processo educativo e a partir desses cursos estarão certamente mais preparados e motivados”, disse Jimenez.

Os cursos técnicos do programa Profuncionário fazem parte da expansão da Rede e-Tec Brasil, que é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para ampliar e democratizar o acesso aos cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos.

Informações: EAD/IFPR

Confira o álbum de fotos deste evento no Facebook