Docente do IFPR é selecionada para programa na Finlândia – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Docente do IFPR é selecionada para programa na Finlândia

Publicado em

Copiado!

A 1ª Fase do Programa “FiTT – Finnish Train the Trainers, na Finlândia terá uma representante do IFPR: a professora Maristella Gabardo, que leciona Língua Espanhola no Campus Curitiba. Ela foi indicada pela University of Applied Sciences (Tamk) e selecionada pela Setec.

A universidade finlandesa selecionou dez melhores alunos dos países participantes, sendo que a docente paranaense ficou em primeiro lugar.

De acordo com Maristella, “na primeira parte do programa FiTT e Formação Continuada do VET – Professores para o Futuro, os docentes selecionados foram capacitados para aplicar as metodologias ativas (student centered methodologies) em nossas salas de aula, em contextos específicos. Agora, após dois anos de aplicação e resultados extremamente positivos, voltamos para aprender como capacitar outros professores. O que ensinar? Como ensiná-los? Como romper as barreiras que levam a maioria dos professores a preferirem ainda as metodologias centradas no professor do que as centradas no aluno? Como produzir um curso e materiais que auxiliem os professores que não tiveram a oportunidade de experienciar e viver tudo o que vivi, que os auxilie a entender as necessidades do século XX e fazer essa travessia?”

Segundo a professora, esse é um dos principais pontos de importância do programa, uma vez que quanto mais professores forem capacitados, mais será possível aplicar de forma coletiva essas mudanças e melhorar os pontos em que a educação ainda é tão deficitária: excesso de conteúdos e horas de aula, baixa autonomia dos estudantes, conteúdos isolados e fragmentados, falta de interesse em sala de aula, entre outros.

Maristella afirma que, “caso seja possível entender como a metodologia em sala de aula pode preparar melhor os jovens para o mundo do trabalho, trazendo profissionais mais críticos, autônomos, inovadores e seguros de si e perceber como essa mudança é possível, estaremos a um passo de conquistar uma educação de excelência para os Institutos Federais do Brasil inteiro,” conclui a professora.

O Programa FiTT, cuja previsão de início é em agosto deste ano, consiste em formar multiplicadores para a disseminação dos conhecimentos adquiridos para a Rede Federal e outras redes públicas de ensino, a partir de experiências internacionais exitosas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) apoiadas pela Setec, aliado às necessidades brasileiras por melhoria na atuação de professores e demais profissionais da EPT em ensino profissional, gestão, empreendedorismo e pesquisa aplicada.

O FiTT será executado em três Fases:

Fase 1: agosto e setembro de 2017. TAMK e HAMK treinarão 20 professores por um mês e transferirão suas metodologias e ferramentas educacionais, de modo a capacitá-los tanto para a formação de novos multiplicadores, quanto para a disseminação dos conhecimentos adquiridos.

Fase 2: de setembro de 2017 a setembro de 2018. Cada professor treinado na Fase 1 deverá se comprometer a capacitar pelo menos 25 professores da Rede Federal em curso semipresencial para a formação de novos multiplicadores, envolvendo principalmente os professores que participaram de experiências internacionais apoiadas pela Setec na Finlândia, Canadá e Reino Unido.

Este grupo de multiplicadores deverá construir um modelo para a Educação Profissional e Tecnológica brasileira, observando as reais necessidades brasileiras e as boas práticas internacionais em EPT, e elaborar cursos nas modalidades semipresencial e EaD.

Fase 3: a partir de março de 2018. Pelo menos 500 multiplicadores ofertarão cursos para profissionais da educação da Rede Federal e demais redes públicas a partir do modelo para a EPT construído na Fase 2.

Por que a Finlândia?

Na Finlândia, o ensino superior tem papel significativo na sociedade e no sistema nacional de inovação. O país conta ainda com um modelo de educação técnica que absorve cerca de 80% dos estudantes. No ensino médio, mais de 40% dos alunos optam pela modalidade integrada à educação profissional.

Os diplomas, tanto do ensino médio regular quanto do integrado à educação profissional, dão acesso a instituições de ensino superior. A formação dos professores baseia-se em pesquisa, com exigência de dissertação de mestrado. Além disso, há cursos sobre prática didática e pelo menos um ano de estágio docente em escola municipal ou de aplicação. (Fonte).

Com informações do Campus Curitiba do IFPR.

Leia mais

Da Finlândia, professor do IFPR relata experiência no Programa Professores para o Futuro
Uma nova escola possível
IFPR participa, pela terceira vez, do Programa Professores para o Futuro

 

Topo